Copa 2014: competência e sorte é a receita

A bola começará a rolar na Copa do Mundo somente no dia 12 de junho de 2014, mas os bento-gonçalvenses podem preparar a pipoca, sentar em frente à TV e torcer já no dia 6 de dezembro. O sorteio dos grupos, na Costa do Sauípe, poderá ser definitivo às cidades candidatas a Centro de Treinamento de Seleções (CTS).

Daniel Gamba (foto), que prestou consultoria para a cidade até o último dia 31, através da empresa Cartan Global, chegou a afirmar que o município tem uma estrutura de primeiro mundo. Além disso, a preparação da cidade, única a participar de todas as edições da Soccerex, é considerada um dos grandes trunfos da candidatura. Todo esse currículo, no entanto, pode não ter peso algum se a sorte não ajudar.

Gamba prevê quatro seleções com alta probabilidade de optar por um CTS na região Sul do Brasil, levando em conta as sedes das partidas que farão na primeira fase. Três delas, por exemplo, terão jogos em Porto Alegre e Curitiba. Outras duas seleções têm média probabilidade e as demais aparecem com chances bastante reduzidas de ficarem na região. Segundo a secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), dirigentes de quatro países já visitaram Bento – Japão, Noruega, Alemanha e Rússia – e a candidatura da cidade ganhará força se estas seleções caírem no grupo de alta probabilidade. Além dessas, há outras seleções que indicaram interesse por Bento, mas ainda não realizaram o reconhecimento do CTS.  

A principal torcida, hoje, é pela Rússia, que esteve duas vezes no município, na última delas com a presença do técnico Fábio Capello. Os russos teriam indicado a cidade como opção preferencial, entretanto, aguardam o sorteio para a oficialização. “Digamos que a Rússia faça os três jogos da primeira fase em Manaus, Fortaleza e Salvador. Neste caso, não haveria a mínima chance de realizar a aclimatação no extremo sul do país”, ressalta Gamba.

Nos próximos dias a prefeitura deverá oficializar a assinatura de um novo contrato de assessoria com a Cartan, com vigência de seis meses. O investimento será de R$ 40 mil, 50% pagos pela prefeitura e outros 50% por oito entidades parceiras. A cidade está sem assessoria desde o término do contrato anterior, em 31 de setembro. O secretário de Esportes, Gustavo Sperotto, ressalta que, no momento, não há pressa à renovação do contrato, já que a prioridade do município está voltada para o início das obras de melhorias no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.

Próximas ações

A Comissão Temporária Especial para assuntos relacionados à Copa 2014 agendará para os próximos dias uma reunião com o gerente do Comitê Organizador Local (COL), Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão. O objetivo, segundo Sperotto, será estreitar laços com a entidade, que poderá ter influência na definição do CTS por parte das seleções.

Já entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro o município estará presente novamente na Soccerex, no Rio de Janeiro. Bento será a única cidade com estande individual. Todas as demais dividirão espaços com as secretarias estaduais. 

 

 

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também