Corede Serra define projetos para o desenvolvimento regional dos próximos 15 anos
Na próxima quarta-feira, 23 de novembro lideranças públicas e privadas estarão reunidas para referendar os projetos que estarão contemplados no Plano de Desenvolvimento Regional 2016-2030 do Corede Serra, que reúne 32 municípios, 926.374 pessoas e uma área de 6.947,5 Km².
Os participantes terão oportunidade de se posicionar em relação aos 95 projetos listados, além de definir as prioridades para a região. Os projetos estão alinhados às diretrizes que garantirão o desenvolvimento regional, quais sejam: criação e fortalecimento de centros de excelência microrregionais nas cidades de Nova Prata – Bento Gonçalves e Caxias do Sul; promoção do desenvolvimento econômico; promoção da conectividade regional (modais, energia e comunicações); potencialização e incentivo das especificidades do turismo regional; preservação do meio ambiental e estruturação do saneamento; criação do marco legal para a região; promoção do desenvolvimento social (saúde – educação – moradia e segurança).
Os projetos decorrem de um diagnóstico elaborado no primeiro semestre de 2016 por um grupo de especialistas vinculados à Universidade de Caxias do Sul. O presidente do Corede, professor Isidoro Zorzi, destaca a importância da presença das instituições convidadas tendo em vista que o Plano será referência para a definição de investimentos estaduais e federais para os próximos quinze anos. O encontro acontece na sala Florense, às 09 horas, no Bloco M, da UCS.