Coronavírus: 25 óbitos já foram confirmados em decorrência de surtos em casas de repouso de Bento

De acordo com dados do último boletim epidemiológico do estado, 25 pessoas já morreram em decorrência de surtos da COVID-19 em casas de repouso de Bento Gonçalves. O número representa 30% do total de mortes confirmadas no município desde o início da pandemia (se levado em consideração que todas as vítimas eram residentes de Bento). 

Conforme o estado, são dois surtos ativos em casas de repouso. O primeiro foi iniciado ainda no dia 20/06, colocando 25 pessoas ao risco de infecção. Dessas, 20 acabaram sendo infectadas pelo Coronavírus e 9 morreram. No segundo surto ativo, 81 pessoas estiveram expostas, resultando em 36 confirmações da COVID-19. Dessas, 8 pessoas diretamente ligadas à instituição e outras 8 que tiveram contato com casos confirmados no local, vieram a óbito. 

Os surtos apenas são encerrados quando não há registro de novos casos com sintomas de síndrome gripal por 15 dias.

Entre os dias 20 de março e 10 de agosto, foram notificados ao estado 250 surtos de síndrome gripal (SG) associados à COVID-19, dentre os quais 145 encontram-se em investigação e 115 foram encerrados.

Do total de municípios gaúchos com surtos em investigação, 31 encontram-se em regiões de risco alto (bandeira vermelha) e 35 em regiões de risco médio (bandeira laranja). Atualmente não há regiões caracterizadas como de baixo risco (bandeira amarela).