Correios tem lucro recorrente recorde de R$ 3,7 bilhões
Conforme balanço divulgado pela própria empresa, ainda foi registrada uma evolução de 113% no indicador financeiro EBITDA durante 2021. Números representam melhores índices dos últimos 22 anos
Os Correios fecharam o ano de 2021 com lucro recorrente histórico de R$ 3,7 bilhões, superando em 101% o valor apresentado em 2020, resultado positivo pelo terceiro ano consecutivo. A empresa apurou, ainda, uma evolução de 113% no indicador financeiro EBITDA (traduzida como Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), ou seja, um saldo de R$ 3,1 bilhões.
Conforme a própria estatal, tratam-se dos melhores índices registrados nos últimos 22 anos. “A curva ascendente apresentada nas demonstrações contábeis, em conjunto com os resultados expressivos anunciados em 2020 e 2021, reflete o êxito do projeto de recuperação financeira e de sustentabilidade econômica executados pela gestão dos Correios, sob a supervisão do Governo Federal”, disse a empresa aos veículos de comunicação.
Ao longo da gestão atual, liderada pelo presidente Floriano Peixoto, medidas estruturantes foram tomadas, como ajustes no corpo diretivo da administração central e das superintendências estaduais; planejamento econômico para sanear a empresa nos seis meses seguintes; suspensão de contratos de consultoria; avaliação imediata das condições das diretorias; revisão dos maiores contratos, estreitamento do contato com órgãos federais (TCU, CGU, AGU, PGR, STF, STJ, PF E PRF) – com a participação direta do presidente, dentre outras.
“Desta forma, após esse trabalho, os Correios, alinhados às ações de modernização e de readequação às exigências do mercado, têm conseguido sinalizar uma importante melhora em sua saúde financeira e, também, a retomada de altos padrões operacionais. Para alcançar esses resultados, um extenso e complexo trabalho tem sido desenvolvido pela atual gestão, em diferentes frentes”, escreveu a empresa em nota.
As ações incluem revisão das linhas de negócios, racionalização de custos, renovação dos canais de atendimento, planejamento integrado da área de negócios e operações, melhoria da qualidade operacional, aumento da receita de vendas, tornando possível realizar maiores investimentos.