Corsan apresentará novo plano de metas
A Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) apresentará em audiência pública, até o final deste ano, as novas metas para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Bento Gonçalves. As diretrizes do Plano Municipal de Saneamento, aprovado em 2010, previam que, ainda no final de 2011, Bento já deveria ter coleta e tratamento de pelo menos 20% dos efluentes gerados no município. Em 2012, seriam 30% e, no ano passado, 60%. Ao final deste ano, 65% do esgoto deveria passar por tratamento, mas o serviço ainda não saiu do zero.
Nesta semana, a prefeitura se reuniu com representantes da Corsan para discutir a necessidade de que a estatal agilize a primeira etapa das obras na bacia hidrográfica do Barracão. Na oportunidade, também foi anunciada a destinação de R$ 1,3 milhão para obras de esgoto cloacal e da Estação de Tratamento de Efluentes do projeto de Saneamento Integrado no Recanto Aurora, bairro Municipal. O recurso virá do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada.
Na avaliação do secretário de Governo, Enio De Paris, a discussão foi produtiva e deve garantir que os trabalhos avancem de forma mais significativa daqui para frente. “O que vamos fazer agora é cobrar ainda mais da Corsan, principalmente na ligação do Fátima com o Barracão, pela rua Arcido Garbin, onde vamos instalar uma rótula e realizar a pavimentação”, aponta De Paris.
Em matéria publicada em agosto, o SERRANOSSA, com base nos dados apresentados pela Corsan, publicou uma reportagem que indicava que, até aquele período, as obras na bacia do Barracão estavam em 63%. A construção da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), entretanto, ainda não havia iniciado. O empreendimento deve levar dois anos para ficar pronto, mas seu início foi paralisado por um ano e quatro meses, em função da possível presença de um sítio arqueológico, e retomado somente em abril deste ano.
Reportagem: Jorge Bronzato Jr.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.