COVID-19: Autoridades da região se reunirão após aumento de casos e internações

Nesta sexta-feira, 20/11, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE) fará uma reunião virtual para definir novas ações de combate à COVID-19, além de debater o modelo do Distanciamento Controlado do estado. A medida foi tomada pela AMESNE tendo em vista o aumento de casos e internações, que levaram a região da Serra à classificação provisória de bandeira vermelha na última sexta-feira, 13/11. O estado acatou o recurso enviado e classificou novamente a região em bandeira laranja. Entretanto, de acordo com a associação, a expectativa é que a Serra retorne à bandeira vermelha nesta sexta-feira, 20/11.  “Claro que iremos fazer recurso, mas o objetivo da reunião é mobilizar os prefeitos, secretários e comunidade para fazerem suas ações de enfrentamento à COVID-19”, informou o presidente da AMESNE e Prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda.

A reunião será realizada na parte da tarde, contando com autoridades da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Vale do Caí. “Na semana passada ficamos na bandeira vermelha. Conseguimos reverter, mas há sinais de que nessa semana entraremos novamente na bandeira vermelha “, alerta Breda. 

Na opinião do presidente, o momento é de cautela e de tomadas de decisões estratégicas, tendo em vista o retorno das aulas, os eventos de Natal e de final de ano. “Pedimos que a população não espere para procurar atendimento, que procure logo nos primeiros sintomas, para fazer o diagnostico e o tratamento imediato. Com isso, conseguimos evitar as ocupações em leitos clínicos e leitos de UTI, que é o grande fator da classificação em bandeira vermelha”, ressalta.