COVID-19: funcionários de serviços essenciais são testados em Garibaldi

A prefeitura de Garibaldi, por meio da secretaria municipal da Saúde, está realizando mais uma ação preventiva à disseminação do novo Coronavírus. Seguindo os protocolos e orientações da Vigilância Epidemiológica, testes rápidos continuam sendo adquiridos, com o objetivo de identificar anticorpos para a COVID-19.
 
Os exames são destinados à testagem de profissionais de serviços essenciais, como farmácias, mercados e postos de combustíveis. Como esse tipo de estabelecimento não teve suas atividades cessadas desde o início da pandemia, seus funcionários são considerados os mais expostos à contaminação pelo vírus.
 
Inicialmente, foram realizados testes em cerca de 50% das equipes de farmácias e em alguns supermercados, que foram contatados via telefone e aceitaram participar da ação, com o deslocamento da equipe de saúde até o local de trabalho, facilitando a logística.
 
A Vigilância Epidemiológica solicita aos funcionários que não tenham realizado o teste, tenham interesse e que pertençam a esses serviços essenciais, que entrem em contato e agendem um horário na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, pelo telefone (54) 3462.8138. No dia do teste, será necessário levar a carteira de trabalho, para comprovar o vínculo nas empresas de serviços essenciais.
 
Pacientes que já realizaram o exame PCR positivo não têm necessidade de refazer, pois o teste rápido pode permanecer positivo por meses sem significar infecção ativa, mas sim a criação de células de defesa contra o vírus.

Foto: Priscila Pilletti