COVID-19: óbitos e internações em UTI caem cerca de 50% em setembro em Bento

Após mais de três meses, o Rio Grande do Sul ficou, pela primeira vez, sem nenhuma região em bandeira vermelha no modelo do Distanciamento Controlado desta semana. Todo o Estado está classificado em bandeira laranja, o que significa risco médio para o Coronavírus. De acordo com o governador Eduardo Leite, a mudança na classificação está ligada à redução nos índices de propagação da COVID-19 e de hospitalizações pela doença. A diminuição do número de óbitos também foi um dos indicativos de que a pandemia no território gaúcho pode estar se estabilizando: houve redução de 19% nas últimas semanas, de acordo com dados do Estado. 

Em Bento Gonçalves, os números também tiveram reduções se comparados os meses de agosto e setembro. Houve diminuição de, aproximadamente, 3% no número de casos confirmados. Mas os dados mais positivos dizem respeito a óbitos e internações decorrentes da doença. Em comparação com agosto, o mês de setembro teve redução de 48% no total de mortes – foram 25 óbitos no primeiro mês e 13 no segundo. 

As últimas três mortes de pacientes com a COVID-19 no município foram confirmadas na terça-feira, 29/09, e na quarta-feira, 30/09. A primeira vítima, um homem na faixa etária dos 60 anos, estava internada na UTI do Hospital Geral, em Caxias do Sul. De acordo com o Comitê municipal de Atenção ao Coronavírus, ele teve o teste PCR positivo para o Coronavírus no dia 02/09. O homem tinha comorbidades e morreu na segunda-feira, 28/09. Já o segundo paciente foi um homem na faixa etária dos 70 anos. Ele estava internado em um hospital em São Sebastião do Caí. O resultado positivo para a doença foi dado no dia 19/08 e ele morreu na terça-feira, 29/09. O último óbito confirmado trata-se de um paciente na faixa etária dos 60 anos, que também estava internado no Hospital Geral, em Caxias do Sul. Ele tinha comorbidades e morreu na terça-feira, 29/09.

Outro dado que teve redução em Bento Gonçalves foi o número de internações em leitos de UTI do Hospital Tacchini. Em agosto, a média ficou em 18 pacientes internados. Já em setembro, o número caiu para 9 – uma redução de 50%. 

“O vírus continua entre nós”

Apesar da redução e consequente estabilização nos números relativos à pandemia do Coronavírus no município, o coordenador médico da secretaria municipal de saúde, Marco Antônio Ebert, ressalta que os cuidados precisam ser mantidos. “Percebemos que a observância do distanciamento social, o uso de máscara e a higienização das mãos contribuíram para um decréscimo da disseminação viral, com redução do número de casos graves. Mas o vírus continua entre nós e os cuidados precisam permanecer, principalmente quanto ao uso de máscaras e no evitar aglomerações. Caso contrário, podemos ter uma segunda onda”, alerta. 

Ainda conforme o profissional, a secretaria de saúde segue garantindo capacidade para atendimento aos casos graves e testagem ampliada da população. “Os casos identificados são avaliados precocemente, isolados e telemonitorados”, afirma.

Questionado sobre a maior circulação de pessoas nas ruas do município – que se evidenciou de forma mais marcante nas últimas semanas –  Erbert analisa que não é apenas a população de Bento Gonçalves que está adotando esse comportamento. “Todos ficamos com muitas incertezas. Entretanto, a aceitação das medidas de proteção sanitária individual e coletiva e a participação solidária das forças ativas do município, contribuíram sobremaneira para nos posicionar na situação de alívio que estamos agora”, analisa. 

Para os próximos meses, enquanto ainda não houver uma vacina disponível para a população em geral, o profissional afirma que o município seguirá vigilante quanto à velocidade da disseminação viral. “Solicitamos que a sociedade canalize suas energias para o enfrentamento da pandemia e se afaste de discussões polarizadas que nada contribuem para o êxito coletivo”, recomenda. 

 


 

Comparação

Casos confirmados 
Agosto: 806
Setembro: 783 
Redução de cerca de 3%

Óbitos 
Agosto: 25 
Setembro: 13 
Redução de 48%

Média de internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Agosto: 18
Setembro: 9 
Redução de 50%

Fonte: Dados extraídos de boletins Epidemiológicos divulgados pelo Comitê de Atenção ao Coronavírus em Bento Gonçalves.