COVID-19: secretaria de Segurança divulga balanço da primeira ação conjunta de fiscalização
Na quinta-feira, 17/12, as forças de segurança de Bento Gonçalves, além de órgãos municipais, realizaram a primeira ação conjunta para evitar pontos de aglomeração de pessoas e para garantir o cumprimento das regras previstas no decreto estadual e municipal. A iniciativa foi decidida em reunião na quarta-feira, 16/12, a fim de encontrar estratégias para barrar a contaminação pelo Coronavírus.
Nessa primeira ação, foram realizadas visitas prévias a estabelecimentos comerciais, a fim de orientar sobre normas de prevenção vigentes, conforme cor da bandeira definida para região da Serra Gaúcha; fiscalização, com abordagens pessoais, em locais considerados propícios a aglomerações de pessoas, como praças, parques e via públicas e barreiras móveis, tipo Blitz, com abordagens veiculares para vistoria de veículos e identificação e fiscalização de condutores e passageiros.
Foto: Brigada Militar
De acordo com a secretaria de Segurança, foram expedidas duas notificações por falha no cumprimentos da medidas preventivas; um auto de infração sanitária e um termo circunstanciado lavrado conforme artigo 268 da Lei da contravenções penais – "constatado pleno funcionamento das atividades e atendimento a clientes em horário fora do horário estabelecido no Decreto Estadual". Já durante as Blitz, foram expedidos 14 autos de infrações de trânsito.
Ainda durante a operação, foi lavrado um termo circunstanciado por posse de entorpecente, contra um jovem, flagrado com duas porções de produto com características físicas de maconha. O fato aconteceu na avenida Planalto.
Participaram da ação: Fiscalização Municipal; Brigada Militar; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal (PRF); Guarda Civil Municipal; Departamento Municipal de Trânsito e Defesa Civil.