COVID-19: Três pacientes que receberam transfusão de plasma na região já estão curados

A transfusão de plasma convalescente tem se mostrado eficiente para o tratamento da COVID-19. Na Serra Gaúcha, o único hospital que está realizando esse procedimento é o Virvi Ramos, em Caxias do Sul, e tem apresentado resultados promissores. Até o momento, 9 pacientes receberam a transfusão e 3 já estão curados da COVID-19: o caxiense Carlos da Silva Borges, de 40 anos; o garibaldense Tarcísio Giongo, de 63 anos e uma mulher de 33 anos, que não quis ser identificada. 
Outros 4 pacientes seguem internados na UTI, mas todos estão apresentando evoluções significativas, de acordo com a equipe médico do hospital. Outros dois pacientes vieram a óbito no dia 20/06, devido ao estado crítico no qual chegaram para atendimento. 


 

A última transfusão foi realizada no dia 01/07, em um homem de 61 anos, natural de Caxias do Sul. Ele internou no dia 26/07 no Hospital de Campanha do município e foi transferido para a UTI na segunda-feira passada, 29/06. Após confirmação do diagnóstico e necessidade de intubação, ele recebeu duas bolsas de plasma. 

O material foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 16/06. O doador é um homem de 31 anos, morador de Garibaldi. Até o momento, o Hemocs já recebeu mais de 50 candidatos, de cidades como Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento.

Também foram avaliados residentes de Bento Gonçalves, Canela, Rio dos índios, Paraí, Carlos Barbosa, São Sebastião do Caí, Boa Vista do Sul, Vacaria, Farroupilha, Imbé, Passo Fundo, Lajeado, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus e Pelotas.

A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo novo Coronavírus e tiveram a COVID-19 confirmada por meio do teste PCR. Os doadores também devem estar há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e sem outras doenças infecciosas. 

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Até o momento, apenas o Virvi Ramos está habilitado na região. 

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Foto: Divulgação