Cozinha bagunçada pode fazer você comer mais

Muita gente fica estressada ao entrar em um ambiente bagunçado. E será que esse estresse faz as pessoas descontarem em outras coisas, como na comida? Um estudo quis entender como uma cozinha caótica influenciava na quantidade de lanchinhos que uma pessoa comia. Os testes indicaram que quem estava nesse ambiente bagunçado ingeria mais calorias do que quem estava cercado por organização.

O estudo dividiu 101 alunas de graduação em dois grupos. Em um deles, elas tiveram que relembrar e escrever sobre um episódio em que saíram do controle enquanto, no outro, descreveram um momento em que tomaram as rédeas da situação. Algumas das participantes também foram colocadas em uma cozinha quieta, limpa e organizada, enquanto outras em uma cozinha caótica, com louça suja na pia, jornais velhos e um telefone tocando. Nos ambientes, havia biscoitos, bolachas salgadas e cenouras para degustar.

As participantes que estiveram na cozinha caótica e relembram momentos estressantes em que saíram do controle consumiram 65 mais calorias de biscoito do que as que tiveram o gatilho da lembrança positiva e permaneceram na cozinha limpa. Não houve diferença para o consumo de bolachas salgadas e cenouras.

"Apesar do fato de um ambiente caótico criar uma vulnerabilidade para fazer escolhas alimentares não saudáveis, trazer à mente certos pensamentos nesses locais pode tanto disparar ou proteger dessa vulnerabilidade", explicou o resumo da pesquisa, que foi feita em parceria entre a Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, e a Universidade Cornell, nos EUA.