CPERS realiza Caminhada em Defesa da Educação nesta quinta-feira

O CPERS Sindicato organiza para esta quinta-feira, dia 5, uma caminhada em Defesa da Educação. A concentração está marcada para as 17h, na rua Visconde de São Gabriel, nas proximidades da igreja Cristo Rei. Os participantes percorrerão uma parte da avenida Osvaldo Aranha e depois se dirigirão até a prefeitura, no centro.

Os professores estaduais estão em greve desde o último dia 18. A diretora do núcleo do CPERS em Bento Gonçalves, Juçara de Fátima Borges, avalia que a adesão continua, embora tenha havido uma redução de cerca de 10% – até o final de novembro, a estimativa era de que 15 das 20 escolas estaduais da cidade tivessem aderido, parcial ou totalmente, à paralisação.

 


 

A mobilização é uma reação às reformas propostas, que atingem o plano de carreira dos docentes e ameaçam benefícios. Entre as mudanças estão o congelamento de salários por tempo indeterminado, o fim das vantagens temporais (triênios, quinquênios e avanços), o aumento da contribuição para a aposentadoria e a redução das férias remuneradas para 30 dias. De acordo com o CPERS, as medidas atingirão também funcionários de escolas, aposentados e contratados – nesse caso, um dos pontos mais polêmicos é o que legaliza a demissão de contratados em licença-saúde. A próxima assembleia-geral da categoria acontece no dia 10, em Porto Alegre.