CPI das Finanças: Rita de Cássia depõe novamente

A diretora da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec), Rita de Cássia dos Santos, presta pela segunda vez depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na secretaria de Finanças de Bento Gonçalves. Ela já havia deposto no dia 22 de novembro, mas foi reintimada após ofício encaminhado pelo prefeito Roberto Lunelli a acusando de ter adulterado e-mails. Inicialmente ela havia sido intimada a depor na última quinta-feira, dia 6, mas não compareceu pois já havia firmado outro compromisso. O SERRANOSSA acompanha o depoimento direto da Câmara de Vereadores.

11h20

Inicia depoimento.

11h24

Rita explica que não havia recebido a intimação para estar presente nesta segunda às 8h30. Ela explica que ficou internada no último domingo, dia 9, por conta de uma intoxicação alimentar, mas mesmo assim optou por comparecer nesta segunda-feira.

11h26

Ela explica que o objetivo de entregar os e-mails era dar mais transparência à CPI. Entre os e-mails enviados, consta o contato feito com Eliane, responsável por indicar Luana para as Finanças.

11h27

Rita fala que no e-mail que Lunelli encaminhou à CPI há diferença em relação aos horários. “Posso me responsabilizar pelo teor do e-mail que eu encaminhei à CPI. Em relação aos e-mails entregues por ele, não tenho o que manifestar”, comenta.

11h28

“Acredito que o prefeito ou quem o assessora não seria leviano de fazer uma montagem deste tipo”, complementa.

11h29

Rita questiona o fato de não ter sido exonerada em virtude da desconfiança por parte do prefeito.

11h31

“Talvez meu maior erro e meu maior pecado nesta administração foi ter me dedicado tanto”, comenta Rita sobre e-mail em que fala sobre possibilidade de remanejar contadores para assumir lugar que depois foi ocupado por Luana durante licença-maternidade de duas contadoras. “Quis dar um alerta, pois o desespero de conseguir outro contador não era só meu, era de todos”, conta. “Nem deveria ter me metido nisso. Talvez a gente nem estivesse aqui se outras pessoas tivessem se mexido em encontrar alguém”, complementa.

11h36

Rita comenta que não conhecia Eliane Pavanello, a pessoa que indicou Luana. Contato foi feito apenas por e-mail. Ela não sabe se Luana já tinha tido contato com Eliane.

11h41

Airton Minúsculi (PT) lê e-mails trocados entre Rita e Lunelli sobre processo de licitação para sistema de informática. No e-mail ela diz que Lunelli não deveria atender representantes de nenhuma empresa. Rita comenta que havia preocupação em preservar prefeito, que contatos deveriam ser feitos com ela ou Menezes.

11h47

Rita nega que Delta já estava escolhida antes da licitação. “Em nenhum momento a Delta esteve escolhida. Se esteve, não foi por mim”, comenta.

11h49

Rita conta que pressão era muito grande durante processo de elaboração do edital.

11h51

“Não tem nada de ilícito deste processo”, afirma.

11h53

Rita diz que o e-mail apontado como havendo divergência, o mais importante era a resposta do prefeito, que não foi entregue por ele. Na resposta ele teria dado “ok” para seguir com o edital.

11h57

Minúsculi questiona troca de e-mail entre Rita e Luana falando sobre empenho feito pela Delta sobre horas técnicas. Rita explica que quando assumiu pasta de Educação continuou ajudando os trabalhos da Ctec. Ela explica que se referia a horas técnicas que não seriam pagas enquanto trabalhos da empresa não fossem realizados.

12h03

Rita explica que em reuniões comentou sobre fato de acesso ao sistema estar bloqueado.

12h07

Rita fala sobre e-mail de 18 de agosto, em que prefeito relata sobre desconfiança de que havia irregularidades no município. Lunelli teria mostrado a Menezes e Rita mensagem recebida falando sobre o fato. O prefeito apagou remetente do e-mail e ela não sabe quem teria enviado.  Ela diz que questionou Lunelli e ele disse que não poderia revelar a fonte.

12h12

Minúsculi questiona que relatório gerado pelas Finanças, que será entregue à Câmara às 15h, que teria divergência do relatório gerado pela Ctec. Para Rita, são relatórios sobre questões diferentes. Ela diz que Minúsculi está sendo insistente em querer questionar que há relatórios falsos.

12h14

Ctec não demonstra relatório de pagamentos. Relatório de Finanças vai demonstrar questões financeiras, como desvio de dinheiro. O relatório da Ctec serve para dar início a este relatório das Finanças. “É uma questão de interpretação”, comenta.

12h19

Vanderlei Santos (PP) questiona qual temor de Rita em ser exonerada. Rita comenta que já recebeu propostas profissionais. Ela fala que se sair da Ctec é importante que outra pessoa seja nomeada caso ela seja exonerada para não comprometer trabalhos.

12h21

Gilmar Pessutto (PSDB) questiona por que nos últimos meses a Ctec passou a ser apontada como geradora de problemas. “Talvez falar a verdade não é bom. Gera desgaste na relação”, comenta sobre atitude que teve em relatar a verdade. “Talvez o fato de ser sincera, trazer documento que trouxe lucidez tanto à CPI, TCE e MP talvez seja problema para algumas pessoas. Sinceramente, eu não sei mais nada além disso”, comenta. Ela acredita que o fato de apontar a Ctec como geradora de problema possa ser para tirar o foco de algumas questões.

12h24

Às 15h a secretaria de Finanças deve entregar relatório à CPI.

12h25

“Estou começando a ter medo do que pode acontecer com a minha pessoa. Sou cidadã de Bento Gonçalves e não pretendo sair da cidade”, conta. Ela fala sobre ligações anônimas recebidas. “Receio pela minha família, pela minha integridade, pela integridade dos meus filhos. Além disso, não tenho receio. Nestes anos que trabalhei na prefeitura eu trabalhei demais. Cuidei dos filhos de muita gente. Me dediquei ao máximo, me dediquei ao extremo. Sou persistente, sou teimosa. Construí a Ctec e é o grande trunfo para as próximas administrações”, comenta.

12h27

Ela comenta sobre a importância de manter a infraestrutura da Ctec. “Nunca pensei que pudesse me sentir tão mal por ter falado tudo o que eu sei”, comenta. “Se acham que eu sei mais alguma coisa podem largar do meu pé”, complementa.

12h28

“Nunca tirei nada desta prefeitura que não fosse meu salário no final do mês”, afirma.

12h29

Fim do depoimento. Presidente da CPI lê agora fax encaminhado sobre advogados da empresa Delta. Segundo documento é solicitada nova data para depoimento, pois intimação teria chegado apenas nesta manhã. Solicitação será debatido posteriormente entre os membros da CPI.


Reportagem: Carina Furlanetto


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.