Cresce demanda por escolas públicas em Bento
As matrículas para escolas da rede estadual de ensino encerram nesta sexta-feira, dia 15, e um novo fenômeno tem sido observado pela 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE): cresce a procura por vagas de estudantes vindos de escolas particulares, principalmente, em Bento Gonçalves.
De acordo com a coordenadora pedagógica da 16ª CRE, Sídia Dall Osbel Prezzi, essa migração é comum anualmente, por motivos como descontentamento com as instituições pagas. “Mas, neste ano, a procura está ainda maior do que nos anteriores, provavelmente, devido à instabilidade econômica”, avalia Sídia.
Outra observação feita pela coordenadoria se refere à diminuição da população de idade ingressante no Ensino Médio. “Sempre temos uma grande demanda, já que a rede municipal conta com apenas uma escola desse nível. No entanto, percebemos que, há cerca de cinco anos, era preciso abrir dez novas turmas em apenas uma escola. Neste ano, devemos abrir 15, no total”, afirma a coordenadora.
Matrículas
A primeira fase das matrículas na rede estadual termina nesta sexta-feira. Ingressos do 1º ano do Ensino Fundamental e Médio em 2016, que realizaram ou não a inscrição nos meses de outubro e novembro, devem se matricular pelo site www.educacao.rs.gov.br. Após o preenchimento da pré-matrícula pela internet, o estudante ou responsável deverá entregar a documentação necessária na escola designada.
Até esta sexta, também podem ser feitas as inscrições para Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos níveis Fundamental e Médio, diretamente nas escolas pretendidas. O período também é válido para solicitar transferências e reingressos, para alunos dos níveis restantes, pela internet ou diretamente nas escolas.
De acordo com a 16ª CRE, com sede em Bento e que atende a 25 municípios, a demanda por vagas está sendo suprida, já que novas turmas são abertas conforme a necessidade. Em 2015, havia 5.362 estudantes matriculados na rede estadual na cidade e 20.463 na região.
A coordenadoria conta com uma comissão de matrículas para tirar dúvidas e fazer o ajuste de vagas. Mais informações podem ser obtidas no local (rua Presidente Costa e Siva, 115, bairro Planalto), ou pelo telefone (54) 3455 0500.
(Foto: Priscila Pilletti)