• Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Crianças de Bento desenvolvem projeto para reflorestar áreas dos deslizamentos no interior

  • Vinícola Garibaldi

Com ajuda da PRF, cápsulas de argila recheadas de sementes foram despejadas nas áreas afetadas por deslizamentos em Faria Lemos e Tuiuty

Crianças de Bento desenvolvem projeto para reflorestar áreas dos deslizamentos no interior
Foto: Prefeitura Bento

Na tarde desta quinta-feira, 28/11, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves, em parceria com o Colégio Sagrado Coração de Jesus, realizou a ação oficial de lançamento de 1.500 “bombas verdes” (cápsulas feitas de argila que contam com sementes em seu interior) em áreas do interior do município atingidas pelos deslizamentos de maio.

A atividade iniciou no posto de comando da Polícia Rodoviária Federal (PRF), contando com o prefeito Diogo Siqueira (PSDB), estudantes do colégio, educadores, agentes da PRF e pelo secretário do Meio Ambiente, Volnei Tesser.

O projeto envolveu turmas do 1º ao 5º ano, que trabalharam na elaboração teórica e prática de 4.500 cápsulas de argila, contendo sementes em cada uma delas.

Na atividade, as crianças realizaram a entrega oficial das bombas de sementes aos agentes da PRF, que realizaram o voo nas áreas atingidas pelos deslizamentos para jogar as sementes e, futuramente, crescer novas espécies de árvores. Os locais escolhidos foram: Faria Lemos (Linhas Ferri, São Luiz e Natividade) e Tuiuty (Rio das Antas e Linha Buratti).

Confira o momento em que as bombas são jogadas nas áreas:

A aluna do 5º ano Manuela Zeilmann Beluzzo trabalhou no projeto e comenta que ficou feliz e orgulhosa pelo projeto. “Não imaginava que o projeto iria se expandir tanto. E para melhorar o mundo, todo mundo pode fazer a sua parte. Essa é a mensagem que fica”, disse.

A diretora pedagógica do colégio, Julia Tomedi Poletto, explica que o projeto realizado a nível de rede e tem como propósito fazer com que as crianças identifiquem problemas reais e procurem soluções viáveis. “Neste ano, um grupo de crianças do 5º ano pesquisou e identificou a existência de bombas de sementes e, posteriormente, através dos estudos, descobriram como fazer”, afirmou.

“É uma alegria vermos um projeto dessa magnitude ser desenvolvido por essa meninada e por educadores tão engajados por temas relacionados ao meio ambiente. Essa foi uma ideia fantástica, que vai ajudar no reflorestamento, espalhando vida por diferentes espaços de nossas localidades do interior. Algo de primeiro mundo e único aqui na nossa Serra Gaúcha. Deixo um agradecimento a todos os alunos e professores que fizeram um trabalho maravilhoso”, comentou o prefeito Siqueira.

Crianças de Bento desenvolvem projeto para reflorestar áreas dos deslizamentos no interior
Foto: Divulgação/PRF

Ajuda da PRF

Para garantir que as sementes chegassem a locais de difícil acesso, a PRF utilizou um helicóptero da Divisão de Operações Aéreas para lançar as cápsulas. Mesmo que as “Bombas Verdes” não “explodam” ao contato com o solo, a umidade das chuvas ajudará as sementes a germinarem, dando início a um processo de regeneração ambiental.

Nos dias 5 e 7 de dezembro, as equipes farão a dispersão de mais 3 mil bombas verdes por meio terrestre em diferentes pontos do interior do município atingidos pelos deslizamentos.

As “Bombas Verdes”

As “Bombas Verdes” são cápsulas que carregam sementes, prontas para serem lançadas em áreas desmatadas e devolverem o verde à natureza.

Essa técnica simples e de grande impacto surgiu na Tailândia e se espalhou pelo mundo como uma maneira prática de restaurar ecossistemas.

A produção das bombas é descomplicada: uma mistura de argila e sementes de árvores nativas coletadas em espaços públicos locais se transforma em cápsulas que, ao serem lançadas, espalham vida em terrenos baldios, áreas de deslizamento e regiões carentes de vegetação.

Você pode gostar também