Crime: aconteceu? Registre ocorrência

Comunicar um fato criminoso ou registrar um acidente de trânsito, mesmo que não tenha havido vítimas, é extremamente importante. Através dos dados obtidos nessas estatísticas é que os órgãos de segurança pública mapeiam suas estratégias de ação. É também através das ocorrências que os policiais conseguem localizar os proprietários de objetos furtados ou roubados e posteriormente recuperados, o que evita processo judicial. 

Casos de assalto, ameaças, violência física e furtos devem ser sempre informados às autoridades policiais, para que os autores possam ser identificados e punidos. Registrar um boletim de ocorrência ajuda a diminuir a criminalidade.

O capitão Evandro José Flores, comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º Bpat) enfatiza que as ações da corporação são baseadas nos boletins. “É importante para que a Brigada Militar possa planejar o policiamento, utilizando os meios materiais e pessoais. Somente com o registro é que podemos identificar que tipo de crime vem acontecendo e qual a melhor estratégia para combatê-lo. A falta de registro de Boletim de Ocorrência prejudica a segurança pública”, enfatiza.

O capitão ainda destaca que nos casos nos quais a viatura não pode se deslocar, a comunidade sempre é orientada a procurar a Delegacia de Polícia para realizar o registro. “Não temos efetivo para atender toda a cidade, mas com o conhecimento dos tipos de criminalidade que ocorrem em cada local da cidade, podemos atuar com maior rigor em determinada região”, explica.

Para reduzir filas

O registro do boletim de ocorrência deve ser feito na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que funciona junto ao complexo de delegacias, na esquina das ruas 13 de maio e Assis Brasil, no Centro. É na DPPA onde também são realizados os flagrantes de pessoas detidas. Essa grande demanda e a falta de funcionários acaba prejudicando e atrasando o atendimento. No local são registrados mensalmente, em média, mil ocorrências.

Para facilitar a vida de quem precisa registrar ocorrências mais simples, como perda de documentos ou celular, a Polícia Civil conta com um serviço específico: a Delegacia Online (veja quadro). Todos os dados computados no site são repassados aos órgãos públicos que os utilizam como banco de dados para traçar suas formas de atuação e assim diminuir a criminalidade.


Delegacia Online

No portal (www.delegaciaonline.rs.gov.br) é possível registrar Boletim de Ocorrência de perda e localização de documentos e objetos, furto e acidente de trânsito sem vítimas. Essa ferramenta ainda possibilita que através do número de protocolo, o comunicante acompanhe o andamento da ocorrência, localize o endereço de delegacias mais próximas e auxilie na localização de pessoas desaparecidas. É importante ressaltar que o número de protocolo deve ser anotado e guardado, pois permite o acesso à ocorrência para consultas, alterações ou complementos.

O que pode ser registrado via internet: 

Perda: É caracterizada por um extravio, sumiço ou desaparecimento de objetos e/ou documentos.

Furto: Ocorre quando o autor do crime subtrai um objeto ou valor financeiro que não lhe pertence. Ação na qual é empregado nenhum tipo de violência ou ameaça à vítima, para subtração indevida.

Localização: É caracterizado pelo encontro de objetos, celulares e/ou documentos anteriormente perdidos ou subtraídos. Para registrar a localização obrigatoriamente deverá ser informado o número de protocolo ou da ocorrência de perda ou de furto. Se os objetos localizados forem de outras pessoas, o registro deve ser realizado pessoalmente em uma Delegacia de Polícia.

Acidente de trânsito sem vítimas: Quando ocorrer um acidente onde somente teve danos materiais, sem ninguém ter ficado ferido é possível realizar o registro online. Caso tenha sofrido um acidente onde alguém ficou ferido, mesmo que levemente, o registro deve ser realizado por um policial.


Reportagem: Katiane Cardoso

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa