CT dos Bombeiros recebe curso de sargento

A partir desta semana o Centro de Treinamentos do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves realiza o seu primeiro curso de qualificação. A formação de sargento está sendo ministrada para 30 alunos com duração estimada de sete meses.  As aulas são divididas em três módulos. Os futuros sargentos devem permanecer no município até dezembro, quando se deslocarão para o litoral para participar da Operação Golfinho, em um exercício prático de fiscalização. Após, retornam para a conclusão do curso. A previsão é que a formatura ocorra no início do mês do julho, quando é comemorado o Dia do Bombeiro.

Enquanto no curso de novos soldados, se acolhe pessoas que muitas vezes nunca tiveram uma formação militar e, portanto, necessitam de um período de adaptação, na qualificação, os alunos são soldados que já passaram um período na corporação e estão se preparando para sair da execução para a fiscalização. Com o processo em andamento para a separação da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, tais cursos são ainda mais necessários conforme o titular do 5º Comando Regional dos Bombeiros (5º CRB), tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, que esteve em Bento Gonçalves recepcionando os alunos. “É importante que a gente qualifique os nossos quadros, não só na formação de novos soldados mas também na qualificação de sargentos e de oficiais”, comenta.  

Antigamente, o bombeiro que concluía a qualificação retornava para a sua corporação de origem, mas a expectativa é que, no caso dessa nova turma, eles sejam direcionados para os municípios onde houver maior necessidade.

 Formação

Também estão em andamento as aulas de formação para 30 futuros soldados – a segunda turma a ser capacitada desde a inauguração do CT em junho do ano passado. “Hoje o Centro de Treinamento de Bento Gonçalves realmente desponta no cenário gaúcho”, garante.

A definição dos quartéis onde eles serão lotados também ocorrerá posteriormente. A ideia é que se fique com mais de 50% do efetivo que está sendo formado em toda a área do 5º CRB – no último curso dos 53 novos soldados, 30 permaneceram nos municípios da região. “Tem regiões com uma defasagem do efetivo muito maior do que a nossa e é importante que se faça um mapeamento e ajude na formação. Existe a previsão do governo de 450 novos soldados no ano que vem e estamos preparados para formá-los”, avalia.