• Tacchini Sistema de Saúde
  • Apolo
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Cuidado na hora do alongamento

  • Super Apolo
  • Vinícola Garibaldi

É comum ouvir que antes e depois de qualquer atividade física é preciso alongar-se. A medida é considerada saudável, mas é preciso tomar alguns cuidados para que, em vez de proteger-se de lesões, a pessoa não acabe com uma por ter feito alongamento de forma errada.

Saber como e quando realizar o exercício pode trazer diversos benefícios. Segundo a professora do curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria Helena Calcagnotto, a prática correta dos alongamentos auxilia a pessoa também no dia a dia. “O alongamento melhora a amplitude de movimento necessária às habilidades esportivas, atividades da vida profissional e da vida diária”, diz ela.

A prática de exercícios deste tipo, de acordo com a professora, pode beneficiar a pessoa evitando ou eliminando problemas de postura que alteram o centro de gravidade e provocam desvios músculoarticulares. Além disso, descreve Maria Helena, aumentam ou mantêm a flexibilidade, eliminam ou reduzem o incômodo provocado por nódulos musculares, aumentam o relaxamento muscular e melhoram a circulação sanguínea. “A atividade ‘fiscaliza’ os grupos musculares que tendem ao encurtamento e podem provocar lesões, como tendinites e tenossinovites”, explica.

Mas, ao contrário do que muita gente imagina, a realização de exercícios de alongamento pode, ao invés de prevenir, causar lesões. “Não é necessário sentir dor ao alongar. Mesmo se a dor for leve, é preciso esperar que ela passe para alongar-se novamente”, ensina a educadora física. Maria Helena comenta que a pessoa deve evitar alongar-se após treino intenso, centrando-se mais no relaxamento da musculatura. Além disso, ela destaca a questão da atividade antes de esforço maior dos músculos. “Vários estudos evidenciam que antes de treinos intensos ou competições esportivas não é aconselhável realizar exercícios de alongamento prolongado, por ocorrer redução transiente da força”.

Exercícios malfeitos podem causar lesões

A realização indevida dos exercícios pode resultar em problemas. Conforme Maria Helena, as consequências mais comuns são a dor, as alterações de postura e desequilíbrio muscular entre os músculos agonistas (que contraem-se ao movimento) e antagonistas (que alongam-se e relaxam-se ao movimento) e rupturas musculotendíneas. Conforme a educadora, para prevenir danos é preciso procurar a orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta para avaliação e prescrição dos exercícios de alongamento.

Previna lesões

* Na presença de tensão muscular ou nódulos musculares, faça um leve aquecimento, relaxamento ou massagem suave antes de alongar-se;

* Evitae sentir dor ou desconforto na execução do movimento;

* Em caso de dor, diminua a tensão do alongamento;

* O tempo de duração de cada posição varia de 15 a 30 segundos;

* Procure orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta para avaliação e prescrição de exercícios de alongamento.

 

Francine do Nascimento Ghiggi

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também