Cuidados ao dar banho em seu animal de estimação

Pessoas que têm animal de estimação em casa sabem dos cuidados que se deve ter com a higiene do pet. Identificar a frequência do banho e da escovação é importante para garantir um tratamento adequado. De acordo com Karina Delia Albuquerque, médica veterinária da Univeritas, os cuidados incluem uso de produtos específicos para a espécie, idade e comprimento dos pelos, por isso, é importante verificar a indicação ao fazer compras no petshop. "Os produtos contra pulgas e carrapatos, por exemplo, devem ser utilizados apenas com orientação de um médico veterinário, pois se tratam de substâncias tóxicas com suas indicações e contraindicações", ressalta. 

Confira as recomendações da médica veterinária e cuide de seu pet com responsabilidade.

Como deve ser feita a proteção dos olhos e ouvidos?
O indicado é colocar um chumaço de algodão hidrofóbico nos condutos auditivos, antes o início do banho, para proteger os ouvidos. Esse algodão deve ser retirado após o término do banho, secando-os externamente (pavilhão auricular e pina) com a toalha. Nas áreas dos olhos é necessário evitar espuma do sabonete ou xampu. 

É errado escovar o cachorro durante o banho? 
Não, pelo contrário, pois esse procedimento auxilia no desembaraçar dos pelos em pets de pelo longo, além de retirar pelos mortos em animais, independentemente do comprimento. Para o uso no banho, deve-se utilizar pente adequado para a espécie e tipo de pelo. Lembrando sempre que o pentear deve ser feito com delicadeza, para não lesar a pele do animal.

A água do banho tem que ter uma temperatura específica?
Sim, o ideal é manter em aproximadamente 37 graus (morna).

Secar o cachorro com secador de cabelo é perigoso? Por quê? 
Sim, caso a temperatura esteja alta, pode gerar lesões por queimaduras que às vezes não são notadas de imediato, mas que causam sérios problemas dermatológicos. Por isso, o secador deve ser utilizado em temperatura média. Quanto à distância entre secador e pele do pet, essa deve ser de no mínimo 10cm. Caso o proprietário tenha dúvidas, deve teste a temperatura e distância focando o ar no dorso da própria mão.

Qual deve ser a frequência de banho de um cachorro? 
A frequência não deve ser inferior a sete dias. Cães com muito pelo (densos) como Husky Siberiano, Pastor Alemão, Shar-pei e Chow-chow, devem ter intervalo de banhos entre 15 e 30 dias, mas associados a escovações semanais, no mínimo. No inverno, a quantidade de banhos deve ser reduzida para prevenção de quadros respiratórios e alérgicos. Em filhotes, os banhos devem ser iniciados apenas após o término do protocolo de vacinação. Antes disso, podem-se utilizar produtos para banho seco e escovações semanais. 

É melhor usar chuveiro, chuveirinho ou um tanque com água? 
O ideal é usar o chuveirinho, pois evita que a água penetre nos ouvidos, diminuindo o risco de otites.

Tem uma forma certa de escovar? 
Existem diversas formas, mas a proposta de iniciar a escovação a partir da cabeça em direção à cauda é bastante efetiva, pois segue a direção dos pelos. No entanto, se o animal tiver camadas de subpelo, como cães da raça Husky Siberiano, Collie e Golden Retriever, e felino das raças Maine coon e Himalaia, antes da escovação nesse sentido deve-se escová-lo no sentido contrário ao crescimento dos pelos e desfazer nós. É importante fazer o uso de escovas próprias para cada tipo de pelo, especialmente para os animais com subpelo e pelos longos. Independentemente dos banhos, os animais devem ser escovados ao menos uma vez por semana. Isso auxilia na saúde da pele e pelos e pode evitar excesso de banhos.