Curso com professores de bebês da rede municipal de Bento Gonçalves é concluído
A parceria com o IFRS Bento Gonçalves propôs contribuir com o processo formativo e com as relações e práticas pedagógicas com os bebês
Na última semana, ocorreu o último encontro de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Bento Gonçalves e que teve como professores formadores a professora Ana Lúcia da Conceição e o professor Edson Camargo do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves. Desde março, as professoras de bebês da rede municipal vinham participando de encontros mensais que buscaram contribuir com o processo formativo e com as relações e práticas pedagógicas com os bebês nas escolas de Educação Infantil do município.
Para os encontros, os professores adotaram como referência a ideia de uma formação continuada em que emergissem as práticas docentes que já são realizadas pelas professoras de bebês, partilhando suas vivências, criações e a autoria que cada uma assume com o planejamento que propõe.
A professora Ana Lúcia salientou que “durante os nossos encontros, buscamos sistematizar as relações entre tempo, espaço, materiais e agrupamentos no planejamento docente a partir de uma ecologia educativa, em que esses elementos se relacionam para dizer de nossa intencionalidade pedagógica, da nossa docência e de como nos movimentamos para responder ao questionamento: O que temos a oferecer aos bebês na escola de Educação Infantil?”.
Por acreditarem na docência enquanto autoria, os professores formadores não trouxeram modelos de atividades para serem replicadas. Conforme o professor Edson, “o que fizemos foram provocações para que nós percebêssemos o quanto somos comprometidos e comprometidas com a docência e com os bebês na escola de Educação Infantil”.
As professoras participantes da formação foram provocadas a pensar na docência que exercem com os bebês. “Será que aquela atividade que vimos nas redes sociais faz algum sentido para os bebês do meu agrupamento? O que estamos oferecendo aos bebês quando realizamos planejamentos que não produzem sentidos? Como podemos constituir a nossa sala referência como um contexto que se amplia e vai se abrindo a novos conhecimentos?” foram alguns questionamentos abordados nos encontros de formação.