Curso de Ciências Contábeis é parceiro em projeto do Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde
O “Projeto Piloto de Rastreamento de Tumores Colorretais no Município de Bento Gonçalves”, desenvolvido pelo Hospital Tacchini com apoio do Conselho Municipal do Idoso, foi apresentado aos acadêmicos da disciplina de Contabilidade Tributária do curso de Ciências Contábeis do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi). O estudo foi apresentado no último dia 12 pela coordenadora, Dra. Juliana Giacomazzi, e pelo contador do Hospital Tacchini, Arildo Nadal.
Além dos dados da pesquisa, foram apresentadas também as possibilidades para que pessoas físicas e jurídicas possam destinar parte do Imposto de Renda ao projeto. A professora Simone Taffarel Ferreira, que ministra a disciplina de Contabilidade Tributária, explica que a parceria com o Tacchini possibilita que o acadêmico de Ciências Contábeis tenha a oportunidade da inserção prática dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, da vivência de conscientizar pessoas físicas e pessoas jurídicas quanto a destinação de parte do Imposto de Renda, além de conscientizar familiares, colegas de trabalho e amigos acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer e, principalmente, evidenciar o papel de responsabilidade social do profissional contábil. Caberá aos acadêmicos da disciplina, a partir de agora, divulgar as informações do projeto a familiares e amigos, convencer e conscientizar um professor da UCS, uma pessoa jurídica e cinco pessoas físicas para destinarem o Imposto de Renda para o projeto.
O objetivo da iniciativa é realizar rastreamento de tumores de intestino de seis mil pessoas com idade acima de 60 anos de Bento Gonçalves. “Hoje, o câncer de intestino é o terceiro tumor mais frequente tanto em homens quanto em mulheres na nossa região, e seis em cada 10 pessoas diagnosticadas com a doença apresentam estadiamento avançado ao diagnóstico, o que tem impacto direto em baixos índices de sobrevida pela doença”, comenta a médica Juliana Giacomazzi.