Curso de Enfermagem da UCS Bento terá aulas a partir de agosto

Primeiro processo seletivo ocorrerá em maio, em meio às comemorações da Semana da Enfermagem

Fotos: Paula Larentis

O Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi) está ampliando sua missão de produzir conhecimento ao acrescentar mais uma graduação à grade de formações da universidade. O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União a portaria que autoriza a instalação do curso de Enfermagem no campus da UCS Bento.

Esse era o último rito legal a ser cumprido após a graduação ter conquistado, em outubro passado, conceito 5 – nota máxima concedida pelos avaliadores do MEC. Assim, a instituição fortalece ainda mais a sua vasta área formativa voltada à área da vida. “O curso é uma grande conquista para o campus, uma vez que vêm contribuir fortemente com a formação de recursos humanos na região, principalmente numa área que depende, significativamente, da qualificação de pessoas, que é a área da vida, especialmente as atividades de enfermagem”, opina o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.

O processo seletivo para formar a histórica primeira turma de alunos de Enfermagem da UCS Bento ocorrerá a partir de maio, em meio a uma intensa programação voltada a celebrar os profissionais da área. O curso será formalmente apresentado à comunidade regional durante as comemorações da Semana da Enfermagem, festejada em todo o país entre os dias 12 e 20 de maio. Entre as diversas ações planejadas para divulgar a graduação está uma agenda de visita às instalações do curso, direcionada a autoridades, imprensa e profissionais da área.

Conforme a portaria assinada pelo MEC, a UCS Bento está apta a receber até 40 alunos por ano para ingressar no curso. As aulas começarão em agosto, quando se inicia o novo semestre letivo na universidade, no turno da tarde-vespertino e com algumas disciplinas à noite, mas com as aulas práticas ocorrendo na parte da tarde, já a partir do terceiro semestre da formação.

Estrutura é um dos diferenciais formativos

O curso de Enfermagem da universidade se destaca por seu caráter teórico-prático. Por isso, um dos diferenciais formativos para os futuros alunos reside na infraestrutura da graduação. Para implantar o curso a instituição investiu cerca de R$ 1 milhão no Laboratório de Habilidades. “É um laboratório novo, com manequins de última geração que permitem simulações como se estivéssemos diante de um paciente”, elogia a professora Daiane Vergani, doutoranda em Ciências de Saúde e coordenadora do curso na UCS Bento.

O espaço, no entanto, compõe apenas um dos ambientes de aprendizados. Os alunos também terão aulas em outros laboratórios, como o Anatômico e o de Microbiologia, e vivenciarão experiências nos campos práticos, principalmente nos hospitais de Bento Gonçalves e de Garibaldi, além da rede de atendimento vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves.

Aliado a isso, a proposta pedagógica e a qualidade do corpo docente, formado em sua maioria por mestres e doutores de diferentes áreas, somam, com a estrutura do curso, os diferenciais que fizeram a universidade atender aos rigorosos critérios avaliativos do MEC. “Temos a estrutura do campus, um corpo docente interprofissional, com biólogos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, entre outros, um curso com muitas inserções práticas, então tudo isso qualifica ainda mais o processo de aprendizado do aluno”, reforça Daiane.

Fortalecimento da saúde regional

A chegada do curso de Enfermagem a Bento Gonçalves também será um importante movimento para fortalecer a área da saúde na região. Isso ocorre porque há uma aproximação muito grande entre a academia e as instituições de saúde, locais da formação prática dos alunos. Sempre supervisionados por professores, os futuros enfermeiros acabam, também, renovando esses ambientes de trabalho. “Muitos profissionais se estabelecem onde se formam, então Bento e as cidades próximas ganham muito. Ter a estrutura em Bento também faz com que os hospitais e as unidades básicas se qualifiquem, porque há uma interação entre os acadêmicos e os profissionais e, assim, há atualização ou melhorias na forma de trabalho. Essa interação entre academia e instituição faz com que aprimore a qualidade da assistência dada ao paciente”, observa a coordenadora do curso.

Essa questão se relaciona diretamente com a forma como a UCS se relaciona com as organizações de saúde. “ Nas disciplinas práticas, semanalmente, o aluno vai a campo supervisionado pelos professores para que ele possa desenvolver suas competências e habilidades formativas. Isso é um diferencial porque temos o cuidado de não apenas colocá-lo nas instituições para aprender, mas também temos o cuidado com a própria instituição. Isso forma profissionais diferenciados”, analisa Daiane.

É essa a formação que a UCS Bento entrega à comunidade e ao mercado. Na última turma de formandos do curso, em Caxias, cerca de 80% dos alunos já estavam empregados, demonstrando a qualidade do ensino e a capacidade de absorção do mercado para os egressos da UCS. “O aluno diplomado pela universidade percebe que tem preferência ao buscar trabalho porque o mercado reconhece a tradição do que é o ensino da UCS. Também houve uma valorização da profissão na pandemia. As pessoas perceberam a importância do papel do enfermeiro e a diferença que ele faz dentro de um hospital, de uma unidade básica”, diz a professora.

A chegada do curso a Bento também traz um inestimável ganho comunitário. “A Enfermagem é um curso dinâmico que contribuirá na qualidade e na promoção da saúde na cidade de Bento”, destaca Daiane.

Com a nova graduação, a UCS Bento passa a oferecer à comunidade 21 cursos superiores em seu campus. O tempo de formação dos futuros enfermeiros será de cinco anos, e os diplomados serão habilitados com o grau de bacharel.

Lançamento regional

O Curso Superior em Enfermagem será lançado oficialmente dia 17 de maio (quinta-feira), às 19h30, em solenidade que ocorre no Auditório do Bloco A do Campus de Bento Gonçalves.