Curso de Medicina da UCS conquista nota máxima do MEC
Curso de Medicina da UCS tem 57 anos de história

O curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS) recebeu nota 5 do Ministério da Educação (MEC), conceito máximo de qualidade das instituições de Ensino Superior no Brasil.
O resultado foi divulgado na manhã desta quinta-feira, 28 de agosto, por meio do sistema e-MEC. O curso foi avaliado sob os critérios de Proposta Pedagógica, Corpo Docente e Infraestrutura.
“Essa conquista revela que a busca pela excelência está dando certo, que nossas equipes estão focadas na boa formação dos estudantes e que trabalhamos com sinergia entre os setores. Consolida uma trajetória de 57 anos do curso de Medicina, que forma milhares de profissionais de altíssima qualidade. Só tenho a agradecer aos professores, alunos e funcionários por suas entregas, que atendem ao nosso planejamento estratégico e trabalham alinhados para o bem da Educação Superior”, destacou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.
Para o professor de Medicina e vice-reitor da UCS, Asdrubal Falavigna, a nota máxima pelo MEC valoriza, além da tradição do curso, uma série de iniciativas recentes, como a criação do Centro de Saúde Digital, com serviço de telemedicina, e melhorias em infraestrutura. O curso também recebeu investimentos em tecnologia, incluindo a revitalização do Bloco H, com simuladores, inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual.
“O mais importante é a maturidade, o desempenho e o talento de nossos alunos e professores. Temos um curso de elevada qualidade, não apenas pelo conhecimento da Medicina, mas também pelos princípios éticos e humanísticos, fundamentais para nós, médicos. Para além de um curso de Medicina, a UCS tem uma escola médica. Não ensinamos a fazer Medicina, ensinamos o que é ser médico”, afirmou Asdrubal Falavigna.
A coordenadora do curso, professora Ana Paula Agostini, considera a nota máxima do MEC um reconhecimento à responsabilidade de professores, alunos e funcionários da UCS. “Formamos um time muito unido, e essa união fortalece o nosso ‘fazer médico’, sempre com o apoio irrestrito da reitoria. É uma conquista que nos emociona muito”, destacou.
O resultado reforça a posição do curso de Medicina da UCS como referência em Educação Superior no Brasil, destacando tradição, qualidade e inovação em todas as etapas da formação médica.