Curso de Tecnologia em Gastronomia da UCS, que está entre os melhores do país, passa a oferecer certificações intermediárias

Desde o início do ano letivo de 2017, o curso de Tecnologia em Gastronomia da UCS faz parte do UCS.Tec, que reúne cursos tecnólogos da universidade e prevê, dentre outras facilidades, ampliação da quantidade de mensalidades com valores fixos, divisão em módulos com certificações intermediárias e duração menor, em média de dois anos e meio.

Dessa maneira, ao concluir o primeiro módulo do curso, o aluno passa a receber o certificado de Auxiliar de Serviços de Alimentação, profissão prevista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). E, após completar os três primeiros módulos do curso, receberá a certificação de Cozinheiro Profissional.

Com a inclusão no modelo do UCS.Tec, o curso de Gastronomia – ofertado em Caxias do Sul e em Canela – também passou por adequações, ampliando a quantidade de disciplinas práticas em sua grade curricular. Confeitaria Básica, Confeitaria Avançada, Cozinha Clássica Europeia, Cozinha do Mediterrâneo, Cozinha Contemporânea, Nutrição aplicada à Gastronomia e Técnicas sensoriais aplicadas à Gastronomia foram incluídas nos módulos.

Conforme a professora e coordenadora do curso, Bruna Dachery, as certificações intermediárias são um grande diferencial, na medida em que são importantes para os alunos e para as empresas. Com elas, o aluno tem condições de exercer uma profissão e estar inserido no mercado de trabalho a partir do término do primeiro módulo, no caso, como auxiliar de cozinha.

“Na Gastronomia, a vivência prática é muito importante, pois mesmo que o aluno, ao se formar, não atue especificamente dentro de uma cozinha, ele deve ter a experiência de tudo que envolve produzir um alimento, entender o fluxo, a legislação…, aliando o conhecimento teórico dado em sala de aula à prática, e a certificação intermediária possibilita isso”, complementa.

Entre os melhores do país
A qualidade da infraestrutura e do corpo docente repercute nas avaliações positivas a nível nacional alcançadas pelo curso. Na avaliação mais recente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação, realizada no ano de 2015, o chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerado Indicador de Qualidade da Educação Superior voltado aos cursos superiores brasileiros, colocou a Gastronomia da UCS com a segunda melhor média do Brasil entre as instituições de ensino superior privadas e federais.
O cálculo do CPC leva em conta o desempenho dos estudantes, corpo docente, infraestrutura, instalações físicas, recursos didático-pedagógicos e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional dos cursos. Foram avaliados 107 cursos de tecnologia em todo o país.

Além da colocação positiva indicada pelo INEP/MEC, o curso de Tecnologia em Gastronomia também se destaca no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), que analisa o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. A avaliação de 2015, também a mais recente, levou o curso ao nono lugar na média geral.

Ainda segundo a coordenadora, o desempenho positivo nesses cenários demonstra o êxito do ensino oferecido pela Universidade, que capacita o aluno para o domínio de técnicas culinárias, a ciência dos ingredientes, a criatividade para saber elaborar novos produtos, e que considera os aspectos culturais, históricos e sociais que estão envolvidos em diferentes cozinhas. E, por fim, proporciona o desenvolvimento de habilidades voltadas para o empreendedorismo e para a gestão.

Formação completa em Hospitalidade
O curso de Tecnologia em Gastronomia está inserido na área de Hospitalidade, da qual fazem parte, também, os cursos de graduação em Turismo (bacharelado), Hotelaria, Eventos (tecnologias). Além da graduação, o aluno na UCS conta com suporte acadêmico via extensão, por meio das Escolas de Gastronomia, de Viagens e de Eventos, além do curso técnico em Gastronomia oferecido pelo CETEC. Em nível de pós-graduação, são oferecidos cursos de especialização, com destaque para Confeitaria e Panificação Avançada, e Inovação e Gestão em Gastronomia – com novas turmas em agosto – e o Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade, com curso de mestrado e doutorado. 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também