Cursos da UCS recebem conceito muito bom do MEC

Mais 11 cursos de graduação da Universidade de Caxias doSul foram avaliados “in loco”, neste primeiro semestre de 2014, pelo Ministério de Educação. As comissões avaliaram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas dos cursos. Os conceitos são definidos em uma escala de 1 a 5, sendo que os níveis 3, 4 e 5 indicam cursos bons, muito bons e excelentes. Os cursos receberam conceito 4. São eles:
– Engenharia Eletrônica e Geografia – Bacharelado, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves;
– Artes Visuais – REGESD (Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância), Computação – Licenciatura, Engenharia Civil, Química – Bacharelado e Química – Licenciatura, de Caxias do Sul;
– Ciências Contábeis, do Campus Universitário da Região das Hortênsias, em Canela;
– Direito, do Núcleo Universitário de Guaporé;
– Direito, do Núcleo Universitário de Nova Prata;
– Enfermagem, do Campus Universitário de Vacaria.

Cursos do Carvi
O conceito 4 recebido pelos cursos de Engenharia Eletrônica e Geografia – Bacharelado, do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, foi recebido com satisfação. Para o sub-reitor, professor Miguel Ângelo Santin, “a UCS tem buscado a excelência na graduação, procurando melhorar as condições de ensino para todos os nossos alunos. Os cursos de graduação recebem visitas periódicas de comissões do MEC, que analisam as condições de ofertas dos cursos. Entre os requisitos analisados estão a estrutura – salas de aula, laboratórios, biblioteca – e a qualificação de nossos professores. A nota 4 atribuída aos cursos de Engenharia Eletrônica e Geografia é fruto da dedicação de nossos professores e funcionários e da excelência de nossos alunos”.

O professor Ângelo Zerbettto Neto, coordenador do curso de Engenharia Eletrônica, considera o conceito ótimo, “levando-se em consideração que ainda não tivemos formandos no curso, por ser novo na Instituição. Temos trabalhado bastante para gerar contribuições científicas significantes e desenvolver habilidades práticas necessárias à complementação pedagógica oferecida pelo curso. Nossos alunos têm apresentado uma postura de muita dedicação e comprometimento com o curso e com a sua contínua evolução”.

A mesma opinião em relação ao conceito é compartilhada pela coordenadora do curso de Geografia – Bacharelado, professora Rozalia Brandão Torres. Para ela, o diferencial do curso é a capacidade de, a partir dos estudos em diferentes áreas, possibilitar uma leitura do espaço de modo amplo e diversificado, “afinal a Geografia é a ciência que estuda, interpreta e analisa o ambiente ao qual estamos inseridos. Abordamos aspectos ambientais decorridos de fenômenos socioeconômicos, geopolíticos e cultural”, conclui.

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