Cursos gratuitos qualificam para Copa do Mundo

O Senac e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) de Bento Gonçalves vão oferecer juntos, a partir do segundo semestre, cerca de 250 vagas gratuitas para uma série de cursos de capacitação em serviços relacionados à Copa do Mundo de 2014. Aulas de inglês, língua brasileira de sinais (libras), espanhol, camareira em meios de hospedagem e garçom básico estão confirmadas. Além delas, pelo menos outros cinco cursos devem ser confirmados até a abertura das inscrições, no final do mês. 

Intitulado de Pronatec Copa, o programa terá suas inscrições reiniciadas no final de maio pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br.No primeiro semestre, o programa priorizou a inscrição dos alunos das cidades-sede da Copa das Confederações e entornos. Nesta segunda etapa, cidades mais afastadas das sedes, como Bento Gonçalves, também foram contempladas.

Para participar do Pronatec Copa, o interessado deve ter 18 anos ou mais. As atividades disponíveis variam de acordo com a escolaridade do aluno. Na pré-matrícula, cada participante poderá escolher um curso de qualificação e/ou um de idioma. Os cursos terão média de 180 horas de duração ou quatro meses e os participantes terão direito a auxílio estudantil, com alimentação e transporte. A seleção dos candidatos ficará a cargo do Ministério do Turismo.


Senac e IFRS oferecem cursos

De acordo com o presidente do Senac Bento Gonçalves, Emerson Spadetto, os cursos serão divididos em duas frentes. Na primeira, serão oferecidos os cursos de línguas. Em Bento Gonçalves, está confirmada a abertura de vagas para inglês, espanhol e libras. “Serão turmas de no máximo 20 alunos. Pretendemos abrir duas turmas de inglês, uma de espanhol e uma de libras”, comenta.

A outra área diz respeito a cursos de hospitalidade e lazer. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, poderão ser realizados cursos de organização de eventos, recepcionista, auxiliar de cozinha, garçom, monitora de recreação, auxiliar em serviços de hospedagem e mestre de cerimônia. Entretanto, Spadetto ainda não confirmou nenhum deles. A instituição deve ser responsável por 10 cursos, ou 200 vagas.

No IFRS, os dois únicos cursos que serão oferecidos já estão definidos. Conforme KelenRigo, responsável pelos cursos do Pronatec na instituição, serão abertas duas turmas: para camareira em meios de hospedagem e para garçom básico. Ao todo, serão, no máximo, 60 vagas disponíveis.

 

Reportagem: Alexandre Brusa

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA