Dados da Panorama Socioeconômico são analisados

Os dados enviados pelas empresas bento-gonçalvenses estão sendo analisadas para a 41ª edição da Revista Panorama Socioeconômico. A apresentação da pesquisa, com dados de 2011, deverá ser feita no mês de agosto. O projeto do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC/BG) é a única publicação que traz o desempenho socioeconômico do município nos setores da indústria, comércio e serviços.

Na avaliação do coordenador da publicação, Antônio Carlos Paludo, também 2º diretor tesoureiro da entidade, a adesão quantitativa ainda não corresponde ao desejo do CIC/BG, porém, conforme prévia constatação, a pesquisa qualitativa deverá superar a representatividade alcançada na edição anterior, o que satisfaz os organizadores. “Lamentamos que muitas empresas ainda não compreendam a importância dessa pesquisa. Mesmo assim, nossa amostragem vai muito além do número obtido em pesquisas desenvolvidas por grandes institutos”, destaca. Paludo comenta, ainda, que algumas mudanças estão sendo pensadas para atrair maior participação. “A cada ano incorporamos novidades, alteramos enfoques e simplificamos as perguntas. Tudo para que mais empresas participem da pesquisa. Esperamos poder conscientizar a classe empresarial, pois eles são os maiores beneficiados com esse projeto”, garante.

Além da mudança da identidade visual, renovada a cada edição, a revista também traz como convidada especial, a jornalista Maria Isabel Hammes, editora de Economia do jornal Zero Hora, que assinará um artigo sobre a área. Informações sobre eventos, atrativos e roteiros turísticos também serão atualizadas.

O trabalho de abordagem junto às empresas foi realizado pelo CIC/BG de modo a personalizar o atendimento, aproximando os associados da entidade. Já a análise das informações está sendo desenvolvida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), através de seu departamento de pesquisa e metodologia científica. Os professores Fabiano Larentis e Cíntia Paese Giacomello são os responsáveis pela pesquisa. Já o parecer da conjuntura econômica será feito pelo economista Enio Gehlen.

 

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA