Daer confirma instalação de controlador e câmera
Três acidentes registrados na RSC-470, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, na última segunda-feira, dia 14, reacenderam a necessidade da reativação de controladores de velocidade na rodovia. Duas das ocorrências envolveram carretas e uma delas foi fatal. O único pardal do trecho foi retirado há mais de três anos. Instalado em postes, o equipamento fotografa as placas dos veículos que estejam trafegando em velocidade acima do permitido.
Segundo a assessoria de Comunicação Social do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), a RSC-470 será contemplada com um pardal e uma câmera para monitoramento do trânsito, adquiridos através de dois editais de licitação que preveem investimentos de R$ 6,5 milhões. Serão adquiridos 34 conjuntos de equipamentos para fiscalizar 68 faixas em 7 rodovias gaúchas. Em breve, haverá uma reunião com as empresas vencedoras para o início da Demonstração Técnica, etapa na qual os equipamentos serão testados a fim de verificar se atendem às especificações solicitadas nos editais. Somente depois desse procedimento, os contratos serão assinados. O Daer estima que a instalação ocorra na segunda quinzena de junho, mas não divulga a localização exata – possivelmente, segundo o órgão, estarão entre os quilômetros 152,87 (entre André da Rocha e Nova Prata) e 223,07 (Garibaldi) – conforme prevê uma legislação do Contran, de 2011. O objetivo da medida, segundo a autarquia, é evitar que os motoristas reduzam a velocidade no local e retomem-na logo em seguida.
Três anos de espera
O pardal instalado no quilômetro 219, próximo ao acesso ao Vale dos Vinhedos, foi retirado pelo Daer há mais de três anos, depois de ter sido avariado. Apesar de estar desativado na época da remoção, o controlador desestimulava a velocidade tanto de veículos de menor porte quanto de caminhões e carretas. Desde 2011, o Grupo Rodoviário de Bento Gonçalves chama a atenção para o número elevado de acidentes em dias de chuva e de tombamentos nas “curvas da morte” (entre os quilômetros 217 e 219). Para o comandante do GRv, a retirada do pardal é o principal motivo. “Basta chover que os acidentes começam. A maioria deles, ocasionada pela alta velocidade. Antes, os motoristas eram obrigados a tirar o pé do acelerador e entravam nas ‘curvas’ com velocidade reduzida. Agora muitos vêm ‘embalados’ e acabam tombando ou se envolvendo em colisões”, explica o sargento Zidemar Petry Freitas.
Em janeiro de 2012, o governo do Estado anunciou que pelo menos 15 rodovias do Rio Grande do Sul receberiam novos pardais. Na época, a data de instalação não havia sido definida sob a justificativa de que em alguns locais era necessária a elaboração de novos estudos técnicos. A expectativa era de que pelo menos quatro equipamentos desse tipo fossem instalados em rodovias de acesso a Bento Gonçalves. O levantamento na região foi realizado GRv e apontou necessidade de instalação de pardais em quatro pontos, sendo dois na RSC-453 (km 106, nas proximidades do trevo de acesso ao Barracão, em Farroupilha; e km 96, na Rota do Sol, em Garibaldi) e dois na RSC-470 (km 219, nas “curvas da morte”; e km 200, próximo ao Belvedere). A análise foi baseada na quantidade de acidentes, no fluxo de veículos e em flagrantes de excesso de velocidade. Segundo o Daer, a RSC-453 receberá 5 pardais e 2 câmeras fixas e a RSC-470, 1 equipamento de cada tipo.
Os acidentes
A primeira ocorrência foi registrada logo após o meio-dia da última segunda-feira, dia 14, no quilômetro 225 (próximo ao trevo de acesso a Garibaldi). A carreta seguia no sentido Bento Gonçalves – Garibaldi e, por motivos ainda desconhecidos, o condutor perdeu o controle e fez uma espécie de “L” na pista, atingindo um canteiro no lado contrário da via. Ele não sofreu ferimentos.
Cerca de três horas depois, no quilômetro 217 (trevo de acesso ao bairro Santa Rita), uma colisão entre dois carros de passeio com placas de Bento Gonçalves deixou o trânsito lento. O condutor de um Palio tentava transpor o trevo quando foi atingido por um Ka. Ele teve ferimentos leves.
Quase que simultaneamente, uma carreta com placas de Pelotas (RS) seguia no sentido Bento Gonçalves – Garibaldi quando o condutor perdeu o controle e tombou o veículo, caindo sobre um Gol (de Bento Gonçalves) que seguia no sentido contrário no quilômetro 219 (“curvas da morte”). No carro de passeio estavam três pessoas. Uma delas, um homem de 53 anos identificado com Alcir Tomasi, morreu no local. Outros dois ocupantes do Gol e o condutor da carreta foram socorridos e encaminhados a atendimento médico com ferimentos sem gravidade. O trânsito na rodovia foi liberado somente cinco horas e meia depois, por volta das 23h.
Reportagem: Greice Scotton
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