Daer realiza melhorias na RSC-453, entre Bento e Farroupilha
Nos últimos dias o governo do estado, por meio da secretaria de Logística e Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), concluiu obras de melhorias em rodovias da Serra Gaúcha. De acordo com o Daer, os trabalhos se concentraram nos trechos mais críticos de onze estradas que foram atingidas pelas fortes chuvas das últimas semanas.
As operações tapa-buracos emergenciais foram executadas durante o mês de julho por uma empresa contratada pelo Daer e equipes próprias do departamento. As rodovias que receberam os serviços foram a RSC-453 (Bento Gonçalves a Farroupilha e de Caxias a Lajeado Grande), a ERS-446 (São Vendelino a Carlos Barbosa), a ERS-122 (Farroupilha a Caxias do Sul e de Ipê a Campestre da Serra) e na ERS-444 (de Garibaldi ao acesso a Monte Belo do Sul).
“Tivemos que recuperar o pavimento entre os quilômetros 103 e 108 da RSC-453, em Bento Gonçalves, que estava severamente comprometido”, afirma o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. A obra executada nos três quilômetros ocorreu na última semana de julho.
“Outra ação excepcional foi a remoção da barreira que desmoronou no quilômetro 38 da ERS-448, em Nova Roma do Sul”, destaca o dirigente.
Houve, ainda, corte de vegetação em oito trechos de estradas: ERS-355 (Vila Flores – Fagundes Varela), ERS-359 (Veranópolis – Cotiporã), ERS-446 (São Vendelino – Carlos Barbosa), ERS- 452 (Bom Princípio – Nova Palmira), VRS-813 (Farroupilha – Garibaldi), VRS-831 (Nossa Senhora da Saúde – Santa Justina), ERS-444 (Garibaldi – Santa Tereza) e VRS-864 (Vila Forqueta, em Caxias do sul – Mato Perso, em Flores da Cunha).
Solução para a ERS-448
Além das ações de manutenção e recuperação de rodovias, o Daer também avança na análise da solução para o trecho interditado da ERS-448, em Nova Roma do Sul. O km 39 da estrada – onde parte do asfalto desmoronou com a força da chuva – está passando por análises técnicas de um geólogo e de projetistas, que avaliam a possibilidade de construção de uma passagem provisória em meia pista.
No estudo, os profissionais contratados pela autarquia definirão o tipo de serviço a ser feito e o valor necessário.
De acordo com o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, os trabalhos de topografia foram concluídos e, no momento, está sendo realizada a sondagem das características geológicas do trecho. “Como a região é de alto risco, precisamos conhecer o material antes de iniciar a escavação, sob pena de comprometer a segurança dos trabalhadores”, esclarece.
"Estamos acompanhando a escolha da melhor solução técnica para que ela ocorra o mais breve possível, respeitando as condições de segurança necessárias”, enfatiza.
Foto: Divulgação/Daer