Davi Alcolumbre é o ‘novo’ presidente do Senado

Como presidente do Senado, Davi Alcolumbre também chefia o Congresso, define pautas e recebe pedidos de impeachment contra ministros do STF

Davi Alcolumbre é o ‘novo’ presidente do Senado.
Davi Alcolumbre, ao lado de Rodrigo Pacheco, comemora eleição no Plenário do Senado. Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) assumiu neste sábado (1º) a Presidência do Senado para um mandato de dois anos, até fevereiro de 2027. Ele foi eleito em primeiro turno, com 73 votos, em uma votação secreta feita por meio de cédulas de papel. Os parlamentares foram chamados para votar conforme a ordem de criação dos estados.

Todos os 81 senadores compareceram ao Plenário e registraram seus votos. A reunião preparatória começou às 10h36, conduzida pelo então presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o resultado foi oficializado às 15h19.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Davi Alcolumbre derrotou dois adversários: os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que receberam quatro votos cada. Outros dois senadores, Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), desistiram da candidatura durante seus discursos de apresentação.

  • Vinícola Garibaldi

Logo após a eleição, Alcolumbre assumiu o cargo, que já havia ocupado entre 2019 e 2021. Ele foi eleito senador pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2022 para mais oito anos de mandato.

Como presidente do Senado, Davi Alcolumbre também comanda o Congresso Nacional. Entre suas atribuições estão a posse do presidente da República, a convocação extraordinária do Congresso em casos de estado de defesa ou intervenção federal e o recebimento de pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, ele define a pauta das sessões do Senado e do Congresso.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também