De bike é ainda mais legal!

Passear pelos principais pontos turísticos de Bento já é uma boa oportunidade de vivenciar o melhor que a cidade oferece: belas paisagens, boa gastronomia e o sabor dos reconhecidos vinhos. Mas fazer o mesmo roteiro encarando uma pedalada é ainda mais legal. E essa afirmação tem o selo de garantia do SERRANOSSA, que, na última quinta-feira, 27, experimentou na prática o projeto de cicloturismo lançado pela Rede de hotéis Dall’Onder, o “Que tal de bike?”. 

Não importa se você não pratica com frequência atividade física e não está em plena forma: o hotel oferece, além de bicicletas novinhas, a opção das elétricas (não se engane: é preciso pedalar também). Mas o meio de transporte de qualidade é apenas um detalhe diante de toda a estrutura montada para dar vida ao projeto. Os cicloviajantes são acompanhados em tempo integral por uma equipe superqualificada, que foi treinada por profissionais da empresa Caminhos do Sertão Cicloturismo, pioneira na operação de roteiros de bicicleta regulares. Além disso, um veículo de apoio acompanha todo o trajeto, oferecendo assistência, lanches, água, bicicletas reservas e, ainda, uma carona, caso você queira descansar no meio do caminho.O roteiro de 10km percorrido por esta repórter, e também por outros profissionais da imprensa, a convite do hotel, foi a Pedalada Turística, no Vale dos Vinhedos. É um leve pedal matinal, mas ainda há outras três opções, de diferentes distâncias: Caminhos de Pedra, Estrada do Sabor e Rio das Antas. 

O passeio proporciona uma aproximação maior com a natureza e com alguns atrativos turísticos de Bento. Os participantes são conduzidos por uma van até a vinícola Marco Luigi. Enquanto a equipe descarrega as bikes, a turma é levada para conhecer a empresa e os produtos. Depois, é chegada a hora de pedalar: cada um escolhe sua bicicleta e capacete, recebe as orientações dos profissionais e parte para a aventura.São estradas de paralelepípedo, de asfalto e até de chão batido, pelas ladeiras já conhecidas da região. Na próxima parada, na Vinícola Larentis, é possível transitar em meio aos parreirais, com as uvas que, em breve, poderão ser saboreadas pelos visitantes. O próximo destino é a Casa de Madeira, especializada na produção de geleias, azeites balsâmicos, sucos, entre outros produtos. A deliciosa parada é uma breve preparação para o próximo destino, que só ocorre depois de sete quilômetros pedalando.Nesse trajeto sim é possível vivenciar a sensação gostosa de andar sobre a magrela: vento no rosto, o canto dos pássaros, o cheiro de ar puro! 

Bento Gonçalves é realmente linda. Se para os que residem aqui o passeio é bacana, imagina para quem acaba de conhecê-la. O jornalista Valter Fernandes Bustos, 57 anos, editor da Revista Bicicleta e diretor do Museu da Bicicleta de Joinville, de Santa Catarina, que já percorreu de bike diferentes lugares do mundo, resume a experiência: “A sensação é de encantamento e de liberdade”.O passeio encerra na Família Tasca, reconhecida pelos sucos integrais de uva e pela recepção sempre afetiva e calorosa do anfitrião. O fim do percurso deixa um gostinho de quero mais. Uma manhã inteira em cima de uma bicicleta, proposta que inicialmente parecia assustadora, principalmente para quem não tem o hábito, foi sensacional. E você? Que tal ver Bento por outros ângulos? Que tal de bike?

 

Opções de passeio

Pedalada Cultural: percursos de 7km, 14km ou 27km pelos Caminhos de Pedra

Pedalada Enoturística: percursos de 10km ou 27km, pelo Vale dos Vinhedos

Pedalada Colonial: 14,5km ou 34km, pela Estrada do Sabor

Pedalada Ecológica: 29km, pelo Vale do Rio das Antas

 

Saiba mais: Os passeios são destinados a hóspedes do hotel Dall’Onder, turistas e também para a comunidade local. Os valores variam de R$ 185 a R$ 270, dependendo do trajeto escolhido. Para participar, é necessário fazer uma reserva, pelo telefone 3455 3555. 

Reportagem: Raquel Konrad

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

Instagram: @serranossa

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.