Decreto oficializa Salão Nobre como espaço permanente de exposições

Na última terça-feira, dia 12, o Prefeito Guilherme Pasin assinou o Decreto 10.343 que institui e regulamenta o uso do Salão Nobre do Palácio Municipal para exposições. O documento considera a importância da atuação do Poder Público municipal no fomento e incentivo à cultura da democratização do acesso aos bens e atividades culturais, às artes e à preservação da memória local, bem como a permanente necessidade de promover a difusão da cultura.

A primeira exposição que o Salão Nobre está sediando é da Associação de Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (AAPLASG). Com temática livre, a mostra compreende 11 quadros dos associados da entidade e fica aberta ao público das 9h às 17h, até o dia 20 de dezembro, com entrada franca.

Em seu pronunciamento, a curadora da mostra, a artista plástica Eliane Magnani, salientou que “desde o início da Humanidade a Arte acompanhou o Homem e mesmo com o avanço da tecnologia ainda vamos fazer do uso do belo e da estética. A Arte comunica sempre alguma coisa e nos toca profundamente. Ela se manifesta através de emoções, das vivências, das ações políticas”. 

A presidente da AAPLASG, Ivete Todeschini Menegotto, evocou memórias e destacou a importância do Poder Público de incentivar o setor. “Eu me eduquei pelo olhar da Arte pelas exposições que o Salão Nobre da Prefeitura acolheu. Eu sou do interior, distrito de Tuiuty, e quando vinha para o Centro e tinha mostras neste espaço, eu sempre vinha apreciar. Para nós, artistas plásticos, voltar ao Salão Nobre é muito importante. O decreto vem nos abraçar e nos acolher, nomes consagrados e novos”.


Foto: Laura Kirchhof

Para o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares “este ato da Prefeitura de tornar este espaço permanente para que, aqui, a nossa Arte esteja no coração da cidade é grandioso. Essa ampliação de acesso à Arte reflete um processo de visão conjugado com os ideais públicos da nossa Administração. Queremos uma cultura desenvolvida que as nossas ações possam permanecer para o futuro, e Bento Gonçalves está conquistando esses espaços que garantem a continuidade da Cultura”.

O Prefeito Guilherme Pasin ressaltou que “muitas vezes os símbolos, os sinais, são mais importantes que certos atos. Nós precisamos como município incentivar a Cultura. E esse decreto vem de encontro à fomentação desta área que contempla os nossos artistas que merecem todos os nossos aplausos. Neste momento em que estamos vivenciando tantos retrocessos em relação à Cultura, em Bento Gonçalves estamos aumentando e oportunizando o acesso à Arte, valorizando-a”, disse.

Conforme o Decreto a utilização do Salão Nobre será feita através da seleção de projetos de exposições pela Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, por meio de convite ou edital de seleção pública, sendo a curadoria sob responsabilidade da Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha – AAPLASG.

Também cabe à SECULT planejar o cronograma, determinar o período e administrar todas as etapas para a realização das exposições, em diálogo com os proponentes selecionados.

Ao final do ato solene, Beatriz Dreher Giovanni sugeriu que nos próximos anos, cada prédio construído em Bento Gonçalves, tenha uma escultura de um artista local.