Defensoria Pública do RS registra aumento de 110% em processos de divórcios

Entre todos os atendimentos registrados pela Defensoria Pública do Estado ao longo de 2020, o terceiro assunto mais demandado envolve casamentos. Atrás apenas das ações de busca por medicamentos e de processos envolvendo pagamento de pensão alimentícia (sustento dos filhos), as situações relacionados ao casamento são o divórcio (quando as pessoas estão com a certidão de casamento registrada em cartório) e a dissolução de união estável (quando o casal convive em união, porém pode ter ou não registrado o documento em cartório).


 

De acordo com a Defensoria Pública, de janeiro até este mês de junho, foram registrados 1,7 mil novos ajuizamentos.

Somente no mês de maio, por exemplo, houve crescimento de 110% em novas ações de divórcios e dissolução de união estável, em comparação com o mês de abril: foram 76 casos em abril e 160 no mês seguinte.

Além dessas novas ações, existem, atualmente, 17 mil processos sendo acompanhados pela Defensoria Pública.

Os casais que optaram pelo rompimento, podem procurar a Instituição através do “Alô Defensoria”, pelo telefone (51) 3225-0777. Através desse canal, é feito o agendamento para as mediações. De forma online, a Câmara de Mediação Familiar realiza sessões em todas as cidades do estado.

Foto: Freepik