Defensoria Pública realiza pesquisa de opinião pública

A Defensoria Pública do Estado (DPERS) deu início no mês de setembro a uma pesquisa de opinião pública em 40 cidades gaúchas, entre as quais Bento Gonçalves. A pesquisa está sendo realizada por meio de visitas às residências e contará com 2.000 entrevistados que responderão a 41 perguntas sobre seu perfil, sobre a Defensoria Pública e sobre como buscam informações.

Todos os entrevistadores estarão identificados com crachá e colete da Promáxima (contratada da DPERS) e vão portar uma carta de referência do Defensor Público-Geral do Estado. Para confirmação dos dados do entrevistador, a Defensoria Pública disponibilizou números de telefones para confirmação: (51) 3210 9440 (horário comercial) ou (51) 8494 2557 (plantão).

Os principais objetivos da pesquisa são conhecer a opinião dos gaúchos, em especial dos que se encontram em situação de necessidade ou vulnerabilidade, sobre o papel da Defensoria Pública do Estado como instituição essencial e instrumento de acesso à Justiça e à cidadania, identificar oportunidades de aperfeiçoamento dos serviços prestados pela instituição e possibilitar o melhor direcionamento da divulgação das ações da Defensoria nos canais de comunicação mais utilizados pelo público-alvo.

Para o desenvolvimento da pesquisa, o Estado foi dividido em sete mesorregiões, conforme estratificação do IBGE: Metropolitana, Nordeste, Noroeste, Sudeste, Sudoeste, Centro Ocidental e Centro Oriental. De acordo com o coordenador técnico da Promáxima, empresa que realizará a pesquisa, Raffael Escarpini, o nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,09%. De acordo com o cronograma dos trabalhos, os resultados serão divulgados ainda em 2016.

A iniciativa faz parte do Projeto de Modernização Institucional (PMI), que tem financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e resultará em indicadores da percepção da população do Rio Grande do Sul sobre a instituição, além de dados que auxiliarão na melhor divulgação da Defensoria Pública, fazendo com que mais gaúchos tenham acesso à Justiça.