Definida a programação da Festa de Santo Antônio

A comissão de festeiros já está trabalhando em ritmo intenso na organização da 134ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, comemorada no dia 13 de junho. Após recesso de final de ano, as reuniões preparatórias foram retomadas no último dia 11 de janeiro. Tendo como lema “Santo Antônio, Intercedei Por Nós!” a equipe já definiu todas as peças gráficas que compõem o material de divulgação bem como as datas dos eventos sociais.

Será no próximo dia 9 de março o primeiro evento oficial da programação social. Neste dia, haverá celebração especial a partir das 20h no Santuário de Santo Antônio, no centro da cidade. Logo após, um jantar no Salão Paroquial, no qual serão homenageados os festeiros jubilares, aqueles que recordam 25 anos de festa, e os festeiros da última edição, que receberão o “Troféu Tonito”. Também será feita uma homenagem a Sra. Angelina Menegotto, que há 50 anos foi festeira, quando a Festa do Padroeiro era organizada por uma única pessoa.

De acordo com o Padre Izidoro Bigolin, Vigário-Geral da Diocese de Caxias do Sul, o lema deste ano está ligado a toda a devoção popular: “quer dizer, os Santos são intercessores, ou seja, aqueles que assumem a causa de quem intercede. Intercedei por nós por quê? Porque Santo Antônio é o Santo que se identifica muito com as necessidades do povo. O devoto é alguém que tem sempre um pedido a ser realizado e sabendo que sozinho se sente frágil, se agarra, por assim dizer, a um Santo, sendo esse o significado da intercessão” esclarece.

O Vigário adianta ainda que, durante as 13 celebrações que antecedem o dia da festa, serão trabalhados vários temas como “Santo Antônio Intercedei pelas crianças, pelas famílias, pelos jovens e pela saúde”, em conformidade, inclusive, com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que aborda a “Fraternidade e Saúde Pública”.

Objetivo da Festa

A mais antiga festa religiosa da região, 134 anos, tem por objetivo a evangelização. Considerada uma história de fé, trabalho e perseverança, conta-se que era em torno da imagem de Santo Antônio que os imigrantes encontraram a força para superar as dificuldades e comemorar as alegrias pelos bons frutos colhidos. Nesta caminhada a Igreja esteve sempre presente, através da doação de sacerdotes, religiosos e religiosas, homens e mulheres que se empenharam para manter a fé viva e coerente, construindo comunidades cristãs. Os recursos financeiros da festa, oriundos de diversas doações, patrocínios, colaborações e do trabalho voluntário, são vitais para a manutenção de projetos sociais da paróquia de Santo Antônio, e até mesmo para importantes investimentos como a construção de novas igrejas nas comunidades e para o restauro do Santuário. Em 2011 foram arrecadados R$ 478 mil.

Troféu Tonito

Em 1987, a Comissão de Cultura instituiu o Troféu Tonito, uma homenagem a Santo Antônio, entregue aos casais festeiros como reconhecimento pelos trabalhos realizados durante a festa. Neste ano, a entrega do troféu tem um significado ainda maior. Foram justamente os festeiros jubilares que introduziram na festa o troféu há 25 anos. O Troféu Tonito é uma criação do bento-gonçalvense José Carlos Paese. Receberão o troféu Tonito os casais: Dirceu e Vera Franzoni, Davi e Marli De Toni, Hermes e Juraci Buffon, Nilso e Elena Liviera, Rene e Sirlei Balestro e Valeri e Maria Da Glória Pértile. Os festeiros jubilares que serão homenageados são: Leonora Roman Filipon e Balduíno e Alcidia Menegotto.

Programação social oficial:

9 de março – Celebração e jantar de homenagens

14 de abril – Jantar do Filó Italiano

29 de abril – Chá da Festa de Santo Antônio

25 de maio – Jantar do Codeguin

13 de Junho – Dia da Festa

 

As informações são da Assessoria de Imprensa

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa