Definido: Rua Coberta será na Rolando Gudde

A rua Rolando Gudde, localizada no bairro Planalto, nos fundos da Fundação Casa das Artes, foi a escolhida para receber a Rua Coberta. A definição foi feita em reunião nesta quarta-feira, dia 20, com comissão formada por representantes dos moradores do bairro Planalto, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL/BG), Associação dos Artistas Plásticos da Serra Gaúcha (AAPLASG), empresários do setor do turismo, Secretarias de Governo, Turismo e Cultura.

O projeto será instalado no trecho que compreende a esquina com a avenida Presidente Costa e Silva até o final do terreno pertencente à Fundação Casa das Artes, totalizando cerca de 50 metros cobertos. O projeto arquitetônico, que será elaborado nos próximos dias, deverá contemplar ainda o paisagismo e jardinagem do entorno, proporcionando integração entre o Museu do Imigrante, Praça Ismar Scussel, Casa das Artes e a Rua Coberta.

Nesta quinta-feira, dia 21, a comissão volta a reunir-se para encaminhar aos técnicos da prefeitura sugestões para a elaboração do projeto arquitetônico e paisagístico. As entidades que participaram da reunião se comprometeram em otimizar o espaço ocupado pela Rua Coberta, promovendo eventos, exposições, apresentações e atividades que tornem o local uma área de convivência constante.

Tramitação

Durante audiência pública realizada na última sexta-feira, dia 15, com participação de cerca de 200 pessoas, o bairro Planalto foi escolhido para ser analisado junto a outros dois endereços: rua Duque de Caxias e Via del Vino. A escolha pelo entorno da Casa das Artes se deu durante reunião realizada nesta semana com defensores das três propostas. Além da rua Rolando Gudde, outros dois pontos no bairro Planalto foram avaliados: rua 15 de Novembro e o espaço situado entre a Casa das Artes, praça Ismar Scussel e Museu do Imigrante. Estes dois locais foram descartados por questões técnicas e legais. Na rua 15 de Novembro, existem residências que necessitam de acesso específico. Além disso, a cobertura do empreendimento iria comprometer o bem-estar dos hóspedes do hotel localizado na rua. Junto à Fundação Casa das Artes, o local é parte integrante da praça e não uma rua, o que inviabiliza a aprovação do projeto junto ao Governo Federal.

O projeto da Rua Coberta receberá recursos federais na ordem de R$ 1,104 milhões, com contrapartida municipal de R$ 96 mil – proveniente do Fundo ATAR. O prazo para início da obra é 30 de junho.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.