Definindo rumos para a cultura
O acesso à cultura para este e os próximos anos em Bento Gonçalves teve definições apresentadas pela secretaria municipal nesta semana. Além de atividades para atrair, principalmente, estudantes para as oficinas da Fundação Casa das Artes, a classe artística se reuniu para incluir suas demandas ao Plano Municipal de Cultura.
O evento “Falando em Cultura” foi realizado na última terça-feira, dia 24, para apresentar as 53 oficinas disponibilizadas pela fundação a representantes de escolas do município – peças-chave do chamado Circuito Cultural Estudantil, também lançado no evento. A secretaria enviará às escolas participantes das oficinas da instituição, que farão apresentações artísticas para estimular que crianças e jovens também busquem participar. “O estudante de uma escola em um bairro distante pode ter o sonho de aprender a tocar piano ou bateria, e não sabe que isso é possível e de forma acessível. Queremos mostrar isso a ele”, exemplifica o secretário municipal de Cultura, Jovino Nolasco.
Ao longo do ano, a ideia é também disponibilizar as oficinas artísticas de forma itinerante. Para isso, segundo Nolasco, é preciso haver demanda de, no mínimo, 10 interessados por alguma aula específica no mesmo bairro.
Plano Municipal de Cultura
Na última quarta, dia 25, foram realizados os Fóruns Setoriais de Cultura, nos quais representantes da classe artística puderam propor alterações na minuta do Plano Municipal de Cultura (PMC). Os artistas da cidade compareceram em peso, validando as demandas dos 12 segmentos participantes. O PMC é um projeto que define as diretrizes dos segmentos culturais para os próximos dez anos. Sua aprovação ocorrerá durante a 3ª Conferência Municipal de Cultura, no dia 8 de abril.
Ainda na noite de quarta, foi lançado o Edital 01/2015 do Fundo Municipal de Cultura, destinando R$ 617 mil para projetos do setor. O edital deve ser publicado no site da prefeitura nos próximos dias.
Inscrições
As oficinas artísticas da Fundação Casa das Artes são destinadas a todas as faixas etárias, com aulas de dia e à noite. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de março, com mensalidades de R$ 10. O início das aulas será em 15 de abril. Mais informações pelo telefone (54) 3454 5211.
Oficinas oferecidas: Pintura sobre tela, Mosaico, Baú Mágico, Ponta-Cabeça, Cabelo em Pé, Cinema Digital, Artesanato, Teatro Infantil e para Jovens e Adultos, Ballet Clássico Infantil, Danças Urbanas e Folclóricas, Desenho Artístico para Adolescentes, Fotografia para Jovens e Adultos, Musicalização Infantil, Violão, Baixo Elétrico, Sax Alto e Tenor, Bateria, Guitarra, Violino, Teclado e Flauta Doce.
Reportagem: Priscila Pilletti
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.