Delegacia da Mulher inaugura segunda-feira

Após mais de 20 anos de luta, a delegacia especializada no atendimento à mulher vítima de violência de Bento Gonçalves será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 17. O prédio está situado na rua Marechal Floriano, no subsolo onde hoje funciona o Serviço Nacional de Emprego (Sine), no centro da cidade. Outro local chegou a ser cogitado, ao lado da Câmara de Vereadores, mas não foi confirmado, já que a intenção era a cedência de apenas um dos andares, espaço insuficiente para a instalação. 

Atualmente, o Posto da Mulher ocupa três salas da estrutura da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e conta com número reduzido de profissionais para atender às cerca de cem ocorrências mensais, em sua maioria por ameaça e lesão corporal. 

Com o novo espaço será oportunizado um atendimento mais humanizado às vítimas, o que leva a delegada titular, Isabel Pires Trevisan, a acreditar que o número de registros irá crescer, principalmente em função das mulheres se sentirem acolhidas em um espaço destinado a elas. “Existe também a possibilidade de melhor elucidação dos casos, já que teremos um ambiente adequado para ouvir os depoimentos e apurar os fatos”, explica. As novas instalações contam com uma brinquedoteca e uma sala para o chamado “depoimento sem dano” (espaço com brinquedos, onde as crianças vítimas de violência são influenciadas a relatar sobre o ocorrido de forma natural). O mobiliário utilizado no espaço foi doado por empresas e entidades da cidade.

Mais conscientização 

A instalação da Delegacia da Mulher também pode contribuir para aumentar a conscientização das vítimas de violência quanto à necessidade de dar prosseguimento ao processo. “Pela experiência que tenho, posso afirmar que as agressões se tornam cada vez mais violentas e quando a vítima, muitas vezes por medo, desiste de processar o agressor, podem levar à morte. As mulheres precisam ter a coragem de registrar os crimes de violência doméstica e manter os procedimentos até que o autor seja condenado”, enfatiza. 

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.