• Debianchi
  • Naturepet Pharma
  • Posto Ravanello
  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi
  • Envase

Deputada Fran Somensi se reúne com voluntários da causa animal em Bento

  • Naturepet Pharma
  • Tacchini
  • Vinícola Garibaldi
  • Envase

Em encontro realizado na quinta-feira, 16/12, foram relatadas as dificuldades da causa diante da quantidade de animais em situação de rua e maus-tratos e da pouca ajuda do Poder Público. Deputada se comprometeu em intermediar a possível aquisição de um “castramóvel” para Bento

Foto: Divulgação/Assessoria da deputada Fran Somensi

Cerca de 15 voluntários da causa animal de Bento Gonçalves se reuniram com a deputada estadual Fran Somensi, do partido Republicanos, no fim da tarde de quinta-feira, 16/12. O encontro intermediado pela protetora Letícia Bonassina, do projeto Por Mais Empatia, teve como intuito expor as dificuldades dos voluntários diante da grande quantidade de animais em situação de rua e maus-tratos, além da pouca ajuda do Poder Público. “Vim aqui hoje para escutar todos vocês e para pensarmos juntos em uma forma de conseguirmos ajudar”, disse a deputada.

Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, os voluntários evidenciaram a importância de se ampliar o número de castrações no município. Entretanto, além da necessidade de maior investimento, foi exposto o fato de que muitas pessoas de bairros mais afastados e vulneráveis do município não têm condições de levar o animal até a clínica conveniada, ou mesmo não entendem a importância da castração. Dessa forma, chegou-se ao consenso sobre a necessidade de uma unidade móvel para que seja possível castrar cães e gatos a domicílio. O chamado “castramóvel” já funciona em diversos municípios do Brasil e do RS, como em Cruz Alta, município elogiado pela deputada Fran Somensi pelo grande investimento que tem feito para a causa animal. Além do castramóvel, hoje o município conta com uma unidade básica de saúde animal e pretende adquirir uma ambulância veterinária. “A prefeita [Paula Librelotto] tem feito um lindo trabalho por lá”, ressaltou.

Com isso, ficou acordado que a deputada irá discutir a demanda juntamente com o deputado federal Carlos Gomes, presidente do Republicanos no RS. Se houver um aceno positivo do deputado, Fran afirma que será marcada uma reunião com a prefeitura de Bento Gonçalves, a fim de conseguir o apoio do Executivo para as demandas que surgirão com o castramóvel, como veterinários, demais funcionários e procedimentos pós-operatórios. “E se não conseguirmos apoio da prefeitura, vamos recorrer à iniciativa privada. Não vamos desistir”, afirmou.

Foto: Divulgação/Assessoria da deputada Fran Somensi

Projeto Solidare PET

A deputada Fran Somensi já havia demonstrado uma atenção especial com a causa animal em outubro deste ano, ao criar e protocolar na Assembleia Legislativa o projeto “Solidare PET”. Inspirado no programa Farmácia Solidária (Lei 15.339), também de autoria da deputada, o Solidare PET tem o objetivo de receber, coletar, reaproveitar, selecionar, armazenar e distribuir gratuitamente medicamentos veterinários em boas condições de uso. É uma forma de contribuir com a redução de gastos de voluntários e famílias de baixa renda com seus animais, além de proporcionar o descarte correto dos medicamentos.

No momento, o projeto está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, aguardando parecer do relator Frederico Antunes. Após essa etapa, será encaminhado para avaliação da Comissão de Saúde, que fará a análise para definir os próximos passos antes da votação em Plenário. Mesmo que o projeto ainda não esteja em vigor, a deputada ressaltou que a Farmácia Solidária de humanos está à disposição também da causa animal, a partir de medicamentos que podem ser utilizados em cães e gatos.

Em Farroupilha, na Serra Gaúcha, o programa  da Farmácia Solidária já atendeu mais de 21 mil pessoas em pouco mais de 5 anos de funcionamento. Além disso, foram doados em medicamentos o equivalente a R $2,7 milhões e descartados de forma correta mais de 3 toneladas de medicamentos vencidos.