• Vinícola Garibaldi

Desassoreamento de arroios e riachos é realizado em Bento Gonçalves

  • Vinícola Garibaldi

É realizada a retirada de resíduos, sedimentos e vegetação para facilitar o curso da água

Desassoreamento de arroios e riachos é realizado em Bento Gonçalves
Foto: Prefeitura Bento

Desde o dia 1º de maio, a prefeitura de Bento Gonçalves trabalha para mitigar os problemas causados pelos deslizamentos de terra e a forte chuva. Ações de resgate, busca por desaparecidos, análise pelo Núcleo de Riscos Geológicos, atendimento às famílias e abertura de vias são algumas ações realizadas em conjunto com forças de segurança, voluntários e sociedade civil. 

Visando diminuir os riscos de alagamentos, a secretaria de Viação e Obras Públicas (SMVOP) iniciou um trabalho, de caráter preventivo, para desassoreamento de arroios e riachos. 

Com a utilização de maquinário, é realizada a retirada de resíduos, sedimentos e vegetação para facilitar o curso da água. O trabalho no arroio Pedrinho, no interior do município, mas que afetas localidades do bairro Municipal, conta com licença ambiental para execução. 

O prefeito Diogo Siqueira (PSDB) esteve acompanhando o serviço. “É um trabalho fundamental nesse momento. O assoreamento é um dos grandes problemas para os alagamentos. Não podemos esperar grandes programas para isso, precisamos agir preventivamente em todos os arroios e evitar novos problemas”, disse.