• Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini
  • Naturepet Pharma
  • Envase
  • Posto Ravanello

Desconto por antecipação no pagamento do IPVA acaba nesta quinta, 28/03

  • Tacchini
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma

Além da redução pelo adiantamento, os motoristas podem garantir deduções que somadas chegam até 20,80%

Foto: Freepik

Os proprietários de veículos que desejarem pagar o IPVA 2024 antes do vencimento por placas em abril, usufruindo do desconto de 1% pela antecipação, têm até está quinta-feira, 28 de março, para realizarem a quitação do tributo.

Além da redução pelo adiantamento, os motoristas podem garantir deduções que somadas chegam até 20,80%, isso é possível pelos benefícios do Bom Motorista, que pode chegar a 15% para aqueles que estiverem há três anos sem cometer infração de trânsito, e do Bom Cidadão, que pode oferecer até 5% para quem possuir, no mínimo, 150 notas fiscais com CPF emitidas entre 1º de novembro de 2022 e 30 de outubro de 2023.

Tire as dúvidas aqui

Já os proprietários que optaram pelo parcelamento do tributo pelo PIX precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento. Para manter o parcelamento é preciso realizar os pagamentos das parcelas dentro dos prazos estipulados.

Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site do IPVA RS (https://ipva.rs.gov.br/) ou o aplicativo disponível na App Store ou Google Play. É preciso ter atenção com possíveis golpes, por isso, o cidadão deve, antes de efetuar o pagamento, verificar as informações do destinatário.

O vencimento do imposto ocorre a partir do dia 24 de abril, conforme cronograma estabelecido pela Receita Estadual. O contribuinte que pagar o imposto no próximo mês não terá o desconto de antecipação, mas recebe as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento da placa, caso tenha direito aos benefícios.

Bom motorista

Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2020 a 31 de outubro de 2023 (três anos), a redução será de 15%.

Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2021 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2022 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.

Bom cidadão

Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra.

O desconto máximo de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais, de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas e de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados. Ao todo, 31% da frota tributável terá direito ao benefício.