Design bento-gonçalvense em Milão

O talento do design bento-gonçalvense está em evidência em Milão. O Banco Vovó, da UNT Intelligence Design, está exposto na mostra Brazil S/A, na Università Degli Studi di Milano, realizada na mesma semana do Salão Internacional do Móvel e da Design Week de Milão, de 14 a 19 de abril.

Trata-se de um espaço de exposição e relacionamento entre empresas e profissionais brasileiros dos setores de inovação e design, além de arquitetura, decoração e artesanato. A mostra está na 6ª edição e espera 120 mil visitantes. “É a oportunidade para quem é do Brasil e deseja um lugar ao sol no meio dos grandes. A maior feira do mundo de mobiliário ter um produto de Bento é motivo de orgulho”, define Fabiano Olbrisch, da UNT. A equipe conta ainda com Tiago Zanotto e Letícia Grisa, que foram até Milão para participar do evento.

A peça procura traduzir o imaginário caloroso, aconchegante e sentimental que existe na casa das avós. “Na região Sul, a cultura da colonização italiana e alemã ainda é muito forte. O banquinho de madeira é uma peça que ainda está presente em muitas casas”, explica. O Banco da Vovó integra uma coleção de mobiliário com um apelo mais vintage e representa uma releitura dos tradicionais bancos, utilizando MDF no lugar da madeira – material bastante explorado no mercado europeu. O banquinho foi escolhido pela UNT justamente por ser o mais simplista da linha. “A Europa está apostando forte nesta tendência mais minimalista, na busca pela simplicidade”, acrescenta Olbrisch, para justificar o sucesso do produto.

Outro ícone tradicional da imigração europeia presente na peça é o lambrequim – detalhe comumente recortado em madeira e instalado nas alhetas ou beiras das casas. O banco combina ainda tons amadeirados naturais e cores nostálgicas, que transmitem uma sensação de calor e aconchego. Os encaixes e recortes conferem ao produto personalidade e delicadeza.

O Brasil é a terceira maior delegação que visita a cidade italiana neste período. Ao todo, 11 estúdios participantes do Projeto Orchestra Brasil terão produtos expostos no ISaloni e nas mostras do Fuorisaloni. O Orchestra Brasil é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), que promove e intensifica a internacionalização de fornecedores da indústria moveleira – incluindo o serviço de design.

Em Milão, a agenda de negócios do Sindmóveis inclui encontros com lojistas e indústrias moveleiras demandantes de serviço de design. Atualmente, a estratégia do Projeto Orchestra Brasil para a exportação do design tem como foco o mercado dos Estados Unidos. Nos últimos seis meses, o projeto vem investindo em estudos sobre esse mercado e no desenvolvimento de uma coleção de produtos destinada ao consumidor norte-americano e o varejo de Nova York.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também