Dia da Criança: supermercados projetam alta

Variedade de produtos, condições especiais de pagamento e comodidade são os fatores em que os supermercados apostam para aumentar as vendas do Dia das Crianças. O crescimento esperado para as vendas em comparação ao último ano é de 8,5%, segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

Além dos pais, o setor está de olho em outros públicos compradores, como avós, padrinhos, professores e amigos. ““Cada vez mais, o gaúcho está ampliando o número de pessoas a quem presenteia nas datas festivas. Se antes comprava um presente mais caro para o filho, agora busca também presentes de menor valor para sobrinhos, vizinhos, afilhados e outras crianças””, comenta o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Segundo ele, o principal fator a favor dos supermercados é o baixo valor dos brinquedos. “”Puxado pelas bonecas simples e pelos carrinhos, o preço médio de um brinquedo nas gôndolas dos supermercados gira em torno de R$ 15″”, destaca o supermercadista.

A expectativa é que pelo menos 25% dos presentes adquiridos pelos gaúchos na data sejam provenientes de supermercados. “”As crianças acompanham os pais e têm cada vez maior poder de decisão na escolha dos presentes. Além de incrementarem seu mix de brinquedos e jogos infantis, os supermercados estão preparados para oferecer bolas, artigos eletrônicos, celulares, CDs e DVDs. As lojas maiores também têm opções como roupas e calçados””, lembra Longo, destacando que muitos supermercados de pequeno porte estão incluindo brinquedos em suas gôndolas pela primeira vez neste mês, especialmente para o Dia das Crianças.

Outro diferencial do setor é a praticidade de efetuar as compras da casa e os presentes em um só lugar. Segundo dados da Agas, as seções de bazar e de brinquedos representaram em média, juntas, 3,73% das vendas dos supermercados gaúchos em 2011.

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