Dia das Mães: Procon orienta comerciantes e consumidores

Na semana do Dia das Mães, o Procon de Bento Gonçalves está orientando comerciantes e consumidores. A ação pretende esclarecer, dentro da sua área de competência e atribuição, as dúvidas existentes ou que surgirem na hora da compra.

"O consumidor tem direito às informações claras e precisas sobre preço, condições de pagamento à vista ou a prazo, incluindo os juros, composição do produto, prazo de validade, informações no caso do apresentar algum risco à saúde e segurança e tempo de garantia, além da política de troca de cada estabelecimento", destaca a coordenadora do Procon, Karen Battaglia.

 


 

Antes de realizar qualquer compra ou contratação é importante seguir algumas dicas:

*Consulte preços, mas cuidado com promoções com valores muito abaixo do mercado.

*No caso de compras pela internet, verifique se o site possui reclamações (o Procon/SP divulgou a lista de sites de lojas mais demandados em nível nacional que devem ser evitados. Para acessar, clique aqui).

*Toda informação prestada no ato da venda integra o contrato de consumo, portanto, exija a informação por escrito;
*Solicite a nota fiscal do produto;

*Não assine contratos em brancos: peça uma via do contrato assinado pelas partes envolvidas;

*Evite comprar por impulso;

*Pesquise preços antes de realizar qualquer compra;

*Pesquise também as formas de pagamento, a incidência de eventuais taxas de juros, número de prestações, valores das prestações, preço total à vista e preço total com o financiamento;

Política de troca:

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor o estabelecimento comercial não está obrigado a trocar produtos, exceto no caso de vícios não sanados no prazo de 30 dias. Contudo, se o estabelecimento ofertar a possibilidade de troca do produto, deve cumprir a oferta, como também, tem o dever de informar ao consumidor, no ato da venda, sobre as condições de troca.

Procure o Procon

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor poderá procurar o Procon, localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (54) 3055 8544 – o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h45.

Abertura de reclamações (sistema de atendimento por fichas, disponibilizadas por ordem de chegada): segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h.

Para realizar pedido ou reclamação é importante que o consumidor tenha em mãos cópia do RG, CPF e cópia da documentação referente à reclamação (nota ou fiscal fatura, pedido, protocolo, e-mails e fotos, por exemplo).

Enviar pelo WhatsApp:
VER MAIS NOTÍCIAS