Dia de luta contra as hepatites virais
Nesta terça-feira, 28/07, é celebrado o dia de prevenção às hepatites virais. Com objetivo de reforçar a importância da prevenção à doença o Serviço Especializado (SAE/CTA) divulgou algumas informações.
A hepatite causa inflamação do fígado, podendo ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas os mais comuns são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A transmissão das Hepatites Virais B e C ocorre da seguinte forma:
-relações sexuais sem camisinha;
-de mãe para filho durante a gestação ou o parto;
-compartilhar material de higiene pessoal que possam ter sangue: lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam;
-tatuagem e colocação de piercings em locais inadequados;
-uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos) devido ao compartilhamento destes materias que podem ter sangue.
-por transfusão de sangue contaminado (antes de 1992);
A prevenção para as hepatites B e C inclui:
-vacinação para hepatite B (está no calendário de vacinação da criança, os adultos que não são vacinados devem procurar a Unidade de saúde mais próxima).
-uso do preservativo também é uma forma de prevenção para as hepatites.
-atentar para local que realiza tatuagem, piercing, entre outros. E sempre, TESTAR-SE.
A transmissão da Hepatite A é oral-fecal, através de alimentos e água contendo fezes de indivíduos infectados com a doença. A prevenção se dá através da lavagem das mãos, higienização correta dos alimentos ingeridos crus e, também, pela vacinação que faz parte do calendário infantil.
O acompanhamento para pacientes diagnosticados com hepatites B e/ou hepatite C são realizados no serviço especializado (SAE) que avalia a necessidade do tratamento e realiza o seguimento dos casos.
O atendimento para os testes rápidos é realizado em todas as Unidades de saúde, além do Serviço Especializado (SAE/CTA). Normalmente é oferecido a todo o usuário que procura os serviços, por livre demanda, ou conforme a rotina.
Os testes rápidos disponíveis são de HIV, SÍFILIS, HEPATITE B e HEPATITE C. Devido a pandemia há diminuição destes atendimentos nestes últimos meses, porém, reforçamos que os serviços estão de portas abertas para atendimento e ofertas dos testes rápidos. Informações 3055-8484.
Imagem: Divulgação