Dia do Professor: profissional multifacetado

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, profissional responsável por despertar talentos e formar todas as demais profissões da sociedade. Frente às constantes greves da categoria, estudantes em fase pré-vestibular ficam em dúvida quanto à escolha. O que pouca gente sabe é que algumas licenciaturas, como o curso de Letras, não restringem a atuação à sala de aula sendo valorizadas em outras áreas do mercado de trabalho. 

O profissional desta área não fica limitado a lecionar apenas língua portuguesa ou literatura. Pelo contrário: pode assumir cargos como redator, revisor ou assessor linguístico em jornais, agências de publicidade, editoras e órgãos de comunicação. “O mercado de trabalho para os egressos de Letras é promissor. Praticamente todos os nossos alunos já estão empregados, quer como professores da rede pública ou particular quer atuando em órgãos de comunicação, agências de publicidade, editoras ou gráficas. Pesquisadores afirmam que daqui a uns 15 anos o professor será um dos profissionais mais valorizados e melhor remunerados do mercado”, afirma a coordenadora e professora do curso de Letras do Campus Universitário da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul (UCS/Carvi), Vanilda Salton Köche.  

A grade curricular engloba estudos relacionados à língua e literaturas brasileira e portuguesa; leitura; produção textual; e ainda disciplinas pedagógicas específicas para a docência. O currículo contempla também disciplinas de formação geral, como filosofia, sociologia e antropologia.

O curso de Letras do Carvi completa 43 anos em 2013. De acordo com Vanilda, trata-se de uma graduação consolidada e qualificada pelo fato de todos os professores serem mestres ou doutores. “Letras obteve nota cinco na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2010 e vem mantendo nota quatro na média geral nas últimas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Os egressos vêm conquistando as primeiras colocações na seleção para o Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS e em outras universidades do Estado. No último concurso do Magistério Público Estadual, muitos dos nossos atuais alunos e egressos conquistaram as primeiras colocações. Dos 26 aprovados na 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), em Língua Portuguesa, aproximadamente 90% são oriundos deste curso”, exemplifica.

Reportagem: Priscila Boeira


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.