Dia do Vinho pode gerar 20% a mais de negócios

A 11 dias do apito inicial para a Copa do Mundo, hotéis, pousadas, restaurantes, vinícolas, supermercados e até salões paroquiais de duas regiões e capital do Rio Grande do Sul estarão concluindo uma programação que deverá ter incrementado a geração de negócios em 20%. E cujo lançamento será nesta terça-feira (13), na sede do governo gaúcho, com a presença do chefe do executivo, Tarso Genro. O Dia do Vinho 2014 que começa a ser celebrado às 19h no Palácio Piratini estende-se com programação oficial entre 23 de maio e 1o de junho por 12 municípios da Serra e Campanha Gaúcha, além de Porto Alegre, envolvendo mais de 200 empreendimentos.           

O perfil das ações previstas no calendário apresenta novidades na edição 2014. Esporádicos em outros anos, os cursos de degustação e harmonização agora proliferam em diferentes datas, municípios e formatos – indo além de vinhos e espumantes, a grapa, o suco de uva 100% e até a cachaça artesanal entram no cardápio. E os chefs do projeto Comida de Rua levam uma das maiores sensações recentes de Porto Alegre para a Feira de Vinhos da Usina do Gasômetro.

“A programação está mais consistente, com eventos mais interessantes e ações mais fortes a cada ano. Os próprios parceiros já estão percebendo onde estão as melhores oportunidades e como aproveitá-las. Quem ganha é o público, pois as edições do Dia do Vinho vão ficando mais ricas e diferentes entre si”, destaca o presidente do SHRBS, João Leidens.

Ao todo, estão agendados 56 eventos alusivos ao Dia do Vinho, mais aqueles desenvolvidos pelas 70 vinícolas que participam oferecendo descontos de até 50% em seus produtos, os 50 restaurantes com promoções e almoços e jantares harmonizados e os 32 hotéis com pacotes e atividades relacionados à data. Ainda há seis agências de turismo receptivo com passeios exclusivos.

 

Com bons resultados na estreia em 2013, os supermercados voltam a se envolver na iniciativa. Só que agora, o número de participantes salta de quatro redes em quatro municípios para 75 lojas espalhadas por 25 cidades de todo o Rio Grande do Sul. Estão engajadas as marcas Apolo (sete unidades), Cairú (uma unidade), Grepar (cinco unidades), Imec (11 unidades), Peruzzo (nove unidades), Rissul (16 unidades), Unisuper (21 unidades) e Zaffari, (oito unidades), além da Banca 38, no Mercado Público, e da Vinum Enoteca, no bairro Moinhos de Vento, ambas em Porto alegre.

“Neste ano a divulgação do Dia do Vinho se dará pelo concurso cultural Beba Com Descontração, que chega com força nas gôndolas, envolve até lojas virtuais e tem um peso importante na comercialização dos derivados da uva. É uma época em que a venda de vinho é boa nos supermercados, mas pode ficar melhor ainda com novidades e promoções”, comenta o gerente de promoção do Ibravin Diego Bertolini.


Sobre o Dia do Vinho 2014

O Dia do Vinho é promovido pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), sob o mote “Vem aí o Dia do Vinho. Uma semana de programação especial na região  Uva e  Vinho e Campanha Gaúcha”.

Os municípios envolvidos são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira (Região Uva e Vinho); Bagé, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha); e Porto Alegre.

Entre 23 de maio e 1o de junho, estão previstos descontos na compra ou degustações nas vinícolas participantes que variam entre 10% e 50%, promoções em hotéis, cursos de degustação, gastronomia, Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio e o Brinde Coletivo. A programação completa pode ser acessada pelo site www.diadovinho.com.br, e está organizada por município, data e categoria.

A edição 2014 tem apoio do Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, SHRBS de Garibaldi, Phoenix e Atuaserra.


Concurso Cultural Beba com Descontração e Brinde Coletivo

Durante o Dia do Vinho será divulgado o concurso cultural Beba Com Descontração. A plataforma está disponível no site www.bebacomdescontracao.com.br. Os participantes são convidados a  escrever uma frase que responda a pergunta: o que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil? Após, deve selecionar uma foto de uma lista pré-determinada ou  enviar a própria imagem que ilustre a frase criada.

Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados ao final do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha com hospedagem, passeios turísticos, visitas a vinícolas além de almoços e jantares harmonizados com vinhos brasileiros.

Outra ação é o Brinde Coletivo, onde os consumidores postam na página www.facebook.com/diadovinho uma foto de pessoas confraternizando bebendo vinhos brasileiros em homenagem à data.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também