Dia Mundial do Meio Ambiente: Sicredi Serrana cada vez mais sustentável

Com movimentos estruturados e consolidados nas áreas econômica e social, a instituição financeira cooperativa amplia a sua contribuição ambiental junto à comunidade. Para isso,  conta com diversas ações, dentre elas, as usinas solares, a agência Sustentável em Veranópolis e o incentivo à preservação dos recursos hídricos. 

USINAS SOLARES
A partir desta iniciativa, a Sicredi Serrana passa a capturar energia solar através de seis usinas próprias para abastecer suas 33 agências no Rio Grande do Sul e a sede administrativa em Carlos Barbosa. 
As usinas localizam-se nos municípios de Vila Flores, Nova Roma do Sul, Monte Belo do Sul, São Sebastião do Caí, Garibaldi e Farroupilha – locais estratégicos para facilitar o abastecimento. A unidade de Nova Roma do Sul foi a primeira a entrar em funcionamento, no final do ano passado. A liberação das demais está prevista para 2021/2022.

Com esta ação, a cooperativa contribuirá com o meio ambiente, visto que a energia será proveniente do sol. Além disso, as usinas não emitem gases poluentes, sua produção acontece de forma limpa, possuem baixo custo de manutenção e uma longa vida útil.

AGÊNCIA SUSTENTÁVEL
A agência Sustentável é a segunda casa dos associados em Veranópolis. Mais do que uma obra que respeita o meio ambiente, a Sustentável representa a materialização do modelo de negócio.
É um espaço pensado e construído visando o bem-estar dos colaboradores e o bem acolher da comunidade. Um ambiente ainda mais propício para a realização de bons negócios, que geram resultados admiráveis para os associados e possibilitam colocar em prática o compromisso da cooperativa com a comunidade.


 

Localizada na Palugana (região merecedora de um processo de revitalização), a agência foi construída a partir de 20 contêiners reciclados, respeitando o conceito de economia verde. Conta com design bioclimático, sistema de ar inteligente, sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação. Também possui elementos que garantem o uso consciente dos recursos hídricos.

Tudo isso porque a Sicredi Serrana acredita que protagonizar a construção de uma obra sustentável é reforçar a visão no futuro e colocar em prática o seu propósito.

RECURSOS HÍDRICOS
Outra iniciativa em andamento e que será uma das prioridades da cooperativa no segundo semestre/2021 refere-se à utilização consciente dos recursos hídricos, visto que o cenário de escassez de chuva é uma realidade no país e alguns estados já sinalizaram alerta de risco hídrico.

Neste sentido, a Sicredi Serrana realizará movimentos em parceria com a Emater e sindicatos rurais, com foco na conscientização e disseminação do conhecimento sobre modelos sustentáveis de captação de água, irrigação, preservação de nascentes, manejos seguros de defensivos agrícolas e redução do desperdício.

Dentre outras ações, destaca-se também a disponibilização de linha de crédito específica para este segmento, com taxas justas, similar ao que a cooperativa pratica, desde 2018, com a energia fotovoltaica.