Dia para celebrar o colono e o motorista

Aquele que produz o alimento, aquele que transporta o desenvolvimento. O colono e o motorista comemoram nesta sexta-feira o seu dia. As origens da instituição do dia 25 de julho para homenagear colonos e motoristas são diferentes: para os motoristas, a escolha da data foi motivada pelo dia de São Cristóvão, padroeiro universal dos motoristas para a Igreja Católica. Já o dia do Colono foi instituído pela lei nº 5.496, de 5 de setembro de 1968, que estabeleceu o dia 25 de julho para homenagear os trabalhadores que vieram ao Brasil “colonizar, desbravar e produzir alimentos”.

As datas não possuem relação entre si, contudo, os dois ofícios se completam constantemente. As duas profissões são fundamentais, constituindo-se como a base da economia nacional. A produção de alimentos e o transporte de bens e produtos Brasil afora não só garantem o feijão com arroz na mesa de cada brasileiro, como asseguram também a movimentação da estrutura econômica nacional.

Nesta data, o SERRANOSSA convidou alguns representantes das classes para homenagear, em nome de toda a população, esses profissionais. 

“Os nossos motoristas de hoje são guerreiros, batalhadores e indispensáveis. São eles que levam o progresso a todos os Estados brasileiros. Infelizmente, hoje é uma profissão que não é valorizada da forma como merece. Enquanto eles lutam para manter caminhões modernos e trabalharem da forma mais digna, nosso governo coloca suas vidas em risco com estradas cada vez mais intrafegáveis. Hoje, sofremos com a falta destes profissionais. Antigamente, o caminhoneiro passava o ofício para seu filho, hoje o próprio motorista não quer isso para seu filho. Por isso, nesta data, quero agradecer a estes lutadores que se mantêm firmes neste ofício e dizer que precisamos muito deles. Obrigada e que Deus ilumine sempre o caminho de todos vocês”. Cleimar Sfredo, presidente do Sindicato dos Empregados de Transportes de Cargas (Sindibento)

“A importância do agricultor se resume em uma palavra: vida! É ele quem planta, produz , colhe e distribui os nossos alimentos, essenciais para nossa sobrevivência. Neste dia 25 e em todos os outros dias do ano temos que agradecer a eles tudo que fazem por nós. Afinal, seja com sol, chuva, calor ou frio, mulheres e homens do campo estão mexendo na terra e trabalhando para que o alimento esteja sempre em boa qualidade. Para mim, é uma honra defender os direitos desta classe que se doa todos os dias para todos nós”. Inês Fagherazzi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves

“Para nós, tantos os motoristas quanto os colonos são os profissionais mais valiosos nos dias atuais. São eles que produzem e transportam e que levam tudo que precisamos para todos os confins do Brasil. Não seríamos nada sem eles. O que lamentamos é a falta de sensibilidade dos governos que limitam e prejudicam o trabalho do motorista. Hoje, para trabalhar, eles sofrem com as estradas e com os altos custos das viagens. Além disso, são castigados e humilhados por autoridades policiais em muitas ocasiões. Parabéns a todos aqueles que, mesmo diante de tantas dificuldades, lutam diariamente para beneficiar toda a população”, Gilnei Postingher, presidente da Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG)

“Homem que admiro tanto, com todas as suas virtudes e também com seus limites, sempre pronto e atento, mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente. Homem alegre e brincalhão, mas também trabalhador, agricultor com muito orgulho, levando consigo sua cultura. Homem de fé e de grande luta, sensível e generoso. Obrigado, pai, por orientar o meu caminho, feito de lutas e incertezas, mas também de muitas esperanças e sonhos! Parabéns pelo dia do agricultor, buscando sempre a perfeição em seu admirável trabalho, admiro você, hoje e sempre, meu herói, meu agricultor”, Camila Carozzi Milani, filha do agricultor Jaime Milani

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.