Diante da baixa procura, Bento busca estratégias para ampliar cobertura vacinal de crianças contra a COVID-19

Em dois dias de vacinação do público infantil, apenas 24 crianças com comorbidades foram vacinadas no município.

Foto: SERRANOSSA

A corrente de dúvidas e incertezas em relação à vacinação contra a COVID-19 se intensificou em todo o Brasil diante do início da imunização do público infantil. Mesmo com os esclarecimentos por parte de profissionais da saúde, muitos pais e responsáveis estão optando por não vacinar seus filhos. “Essa vacina foi analisada e aprovada pela Anvisa. É uma vacina segura, testada e que tem sua eficácia comprovada. Então os pais não precisam ter medo”, afirmou a secretária de Saúde de Bento Gonçalves no início da vacinação dos pequenos na quarta-feira, 19/01.

Até a quinta-feira, 20/01, em dois dias de vacinação, apenas 24 crianças com comorbidades foram imunizadas contra a COVID-19 em Bento. “Conversei com municípios vizinhos e o cenário está parecido por lá”, revela a coordenadora do setor de imunização, Luiza Do Rosário. Entre o público infantil já imunizado no município, a secretaria de Saúde afirma que nenhum efeito adverso foi reportado até o momento.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Diante da baixa procura, Luiza revela que o município irá intensificar a conversa com os pais, ampliando os esclarecimentos e as orientações importantes sobre a vacinação, diretamente nas unidades de saúde. “Essa imunização é muito importante, principalmente agora com a volta às aulas”, ressalta.

  • Vinícola Garibaldi

Outra estratégia que deverá ser adotada no município diz respeito às crianças com comorbidades. Um dos motivos da baixa procura nesses primeiros dias de campanha pode estar relacionado à dificuldade de deslocamento. “Há bastante crianças acamadas, que não têm condições de sair de casa. Então estamos fazendo esse trabalho junto com as unidades de saúde para que possamos vacinar em casa”, revela.

A coordenadora do setor de imunização do município ainda afirma estar confiante para os próximos dias. “Esperamos que o cenário mude ao longo da próxima semana, principalmente agora com a ampliação do grupo. E ao longo da campanha os pais vão se convencendo da importância dessa imunização”, acredita.

Na tarde desta sexta-feira, 21/01, a vacinação será aberta, também, para as crianças de 10 e 11 anos sem comorbidades. Aquelas com doenças pré-existentes seguem sendo imunizadas na Unidade Central e no Centro de Referência Materno Infantil. O horário é das 13h às 16h30.  

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também